09
fev

O processo de envelhecimento é algo que, de acordo com alguns especialistas, todos iremos passar a partir do momento em que nascemos até o fim da nossa vida. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nota-se o aumento da longevidade. Isso se dá devido aos avanços da medicina, das práticas de boa alimentação e da tecnologia que, em 2020, fez com que a expectativa de vida aumenta-se para 76,7 anos – mais que o dobro que o indicado para 1900, quando a expectativa de vida era de apenas 35 anos.

Até 2030, o número de idosos deve ultrapassar o número de crianças, estima o IBGE.
Com a inversão da pirâmide etária nacional, estima-se que em 2050, nosso país seja predominantemente idoso, o que faz com que os olhares se voltem para essa parcela da população.
Dados do IBGE também apontam que a depressão é a doença mais grave e mais predominante em pessoas entre 60 e 64 anos, porém não pode ser visto como um problema normal.

O que é a depressão?

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta, de forma negativa, os pensamentos e sentimentos da pessoa, trazendo diferentes sintomas em cada pessoa. Em idosos, a doença se instala devido a grandes mudanças na rotina, como as limitações motoras, a solidão, a diminuição da atividade profissional e social, os medos. Por não saberem ou conseguirem lidar com as sensações e sentimentos negativos, a doença se agrava com mais rapidez.

Segundo os médicos psiquiatras os sintomas de depressão, na terceira idade, são bem atípicos. Podendo destacar:
• Apatia
• Falta de apetite
• Falta de memória – que, muitas vezes, é confundido com demências, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento da doença
• Insônia
• Perda de energia para a realização de atividades do dia a dia
• Queixas de dores pelo corpo
• Tendência ao isolamento

Ah, vale ressaltar que, especialistas indicam que, na terceira idade, os traços da personalidade ficam mais intensos. Pessoas calmas tendem a ficar ainda mais passivas, quando envelhecem. As pessoas mais agitadas, mal-humoradas, acabam ficando mais “rabugentas”, como dizemos no popular.
O tratamento da depressão, na terceira idade deve ser realizado com profissional capacitado, sem que a família banalize os sintomas. Normalmente são indicados medicamentos e sessões de terapia.

Fique sempre atento aos sintomas, seja em você, seja no idoso da sua família. Mostre-se presente. Ocupe a cabeça, a mente. Esteja sempre em constante funcionalidade. Busque algo que lhe traga prazer.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores são aptos a cuidarem de pacientes com sintomas psiquiátricos, como depressão e crises de ansiedade. Ter uma companhia, ter com quem contar, conversar, partilhar é, sem dúvida, essencial para todas as fases da nossa vida.

Nossos parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre em constate estudo e aperfeiçoamento para compreender a demanda dessa nova geração de idosos, possibilitando um serviço que agregue mais qualidade de vida a todos.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.