17
fev

No país, o envelhecimento da população vem ocorrendo de maneira acelerada. Hoje, estima-se que a população com mais de 60 anos, corresponde a 13,7% e estima-se que, em 2040, seja de 23,8%, quase um quarto do total de habitantes do Brasil.

Com o aumento da expectativa de vida, tudo que é relacionado à terceira idade vem sendo cada dia mais pesquisado. Notamos que as doenças da terceira idade, antes pouco conhecidas, hoje são amplamente divulgadas, discutidas e estudadas, dando mais condições de vida e bem-estar aos idosos.

A demência senil, dentre outras doenças mentais que acometem os idosos, sempre são motivo de susto e preocupação por parte da família. Por este motivo, é necessária a leitura de textos confiáveis, estudos e parceria com os demais profissionais.

A característica principal da demência senil é a perda da memória. A doença é uma deterioração da capacidade cognitiva que compromete a execução das atividades rotineiras das pessoas mais velhas. É uma síndrome que, se instala com o passar do tempo, alterando de maneira significativa o comportamento e a dependência das pessoas.

Como os sintomas são bem variados, o paciente, muitas vezes não consegue relatar o que sente, por isso a observação da família é, sem dúvida, essencial.
Listamos alguns dos sintomas:
– Agressividade
– Confusão mental
– Desorientação
– Dificuldades para encontrar palavras
– Falta de concentração
– Irritabilidade
– Perda da memória

A deficiência de algumas vitaminas, por exemplo, causa demência senil e pode ser revertida regulando esta deficiência, como é o caso da vitamina B12 e o ácido fólico. Outros casos em que a demência senil pode ser revertida é quando a causa está baseada em tumores cerebrais, hidrocefalia e hipotireoidismo.

Há, também, as causas irreversíveis, destacando, como mais frequentes, a doença de Lewy, demência vascular, demência frontotemporal e a mais comum, a doença de Alzheimer. Sem cura, ainda para estes casos, mas com tratamento iniciado nas fases iniciais, é possível retarda a evolução.

Atenção e cuidado. Presença e diálogo, são essenciais para que a família esteja atenta a qualquer mudança na rotina ou nas ações do idoso, podendo procurar ajuda em fase inicial da doença, proporcionando um tratamento rápido que dê condições de “convívio” com a enfermidade de maneira mais branda e com retardo do seu avanço.

A LifeStars Cuidadores tem, em seu quadro de parceiros, profissionais atuantes com pacientes que possuem demências, incluindo a senil. Desta forma, temos condições de oferecer ao seu familiar idoso, uma rotina de cuidados especializada. Não deixe de entrar em contato para conhecer um pouco sobre nosso trabalho.

E lembre-se: nossos parceiros estão à disposição para aumentar sua qualidade de vida! Ter um cuidador especializado, como os da LifeStars Cuidadores, faz toda a diferente na vida e no cuidado dos idosos!

Nossos parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre em constate estudo e aperfeiçoamento para compreender a demanda dessa nova geração de idosos, possibilitando um serviço que agregue mais qualidade de vida a todos.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de cuidadores de idosos em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby,  Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.