15
jan

Envelhecer é um processo natural na vida do ser humano. Nascemos e começamos a envelhecer. No Brasil, o aumento da expectativa de vida das pessoas, vem crescendo ano a ano. Com isso, a velhice passa a ser uma fase da vida muito mais estudada, compreendida e fonte de investimento. Olhar para os idosos como pessoas ativas e atuante na sociedade, vem trazendo muitas possibilidades de estudos tanto da ciência médica, quanto nas ciências sociais.

Entretanto, junto ao processo de envelhecer, podemos ter complicações de saúde que modificaram as preocupações familiares, médicas e hospitalares.

Você já se perguntou quais são as doenças mais comuns?

Listamos, a seguir, as 10 principais doenças que acometem os idosos em nosso país. Não poderíamos deixar de acrescentar, neste momento, uma 11ª doença, que não afeta apenas os idosos brasileiros, mas os idosos do mundo inteiro. Essa doença é o COVID-19, tão amplamente falado e explanado, que, em nosso texto só ganhará a menção.

1. Infarto: é a doença que mais acomete os idosos em todo o país, de acordo com cardiologistas de planos de saúde, essa moléstia atinge cerca de 11,8% dos idosos brasileiros.
2. AVC: doença cerebrovascular é a segunda doença mais frequente entre todos os idosos do país.
3. Diabetes: entre as grandes preocupações dos médicos está o diabetes. Uma doença que pode ser silenciosa, trazendo muitas outras complicações, sendo considerada a terceira mais frequente entre idosos do Brasil.
4. Enfisema pulmonar: muitas vezes decorrente de anos de tabagismo, o enfisema pulmonar é a quarta doença mais comum entre os idosos tem terras nacionais.
5. Demências: esquecimento, tristeza e falas desarmônicas são grandes medos de parentes de idosos. É isso que as demências fazem com os idosos, os deixando, muitas vezes, desconectados do mundo. A demência mais comum e conhecida é a doença de Alzheimer. De acordo com médicos essas doenças acometem mais de 4% dos idosos no país.
6. Perda de audição: quem nunca teve que falar num tom mais alto para ser compreendido por um idoso? Ou notou que ele assiste televisão em um volume super alto? Algo comum em idosos, a perda de audição é frequente em 3,3% dos idosos brasileiros.
7. Hipertensão arterial: a perda natural de papilas gustativas faz com que os idosos naturalmente aumentem o consumo de sal durante as refeições. Nutricionistas e médicos afirmam que 3% dos idosos no país sofre com a doença que pode ter uma série de complicações. Por este motivo é tão importante equilibrar a quantidade de sódio nos alimentos!
8. Pneumonia: muito comum em idosos acamados, a pneumonia pode ser prevenida com simples vacinas de combate à gripe. Pneumologistas afirmam que por ter o sistema imune mais debilitado, a doença acomete 2,5% de idosos por ano no país. Em tempos atuais, acredita-se que a pneumonia tem tido um aumento considerável, devido ser uma intercorrência do COVID-19.
9. Osteoartrose: tipo mais comum de reumatismo é diferente da osteoporose. Essa doença acomete principalmente articulações, debilitando movimentos e causando fortes dores aos idosos.
10. Catarata: com o passar dos anos, o cristalino – local do olho por onde passa a luz tende a se desgastar, o que causa a diminuição da visão. Oftalmologistas afirmam que mais de 2% dos idosos no país são acometidos pela doença, que tem tratamento e pode garantir o bem-estar do idoso.

Envelhecer é natural. Porém envelhecer com saúde e qualidade de vida depende, em grande parte, de você. Portanto, garanta uma alimentação saudável, visite regularmente os médicos, pratique exercícios físicos, participe do nosso programa de plano de atenção gerontólogico e não esqueça, não apenas em tempos de COVID-19, cuide da sua higiene e se previna de doenças virais seguindo o protocolo de cuidados para prevenção do COVID-19.

Ter conforto e qualidade de vida, pode ser mais simples do que você imagina e por isso, a LifeStars Cuidadores possui parceiros capacitados para lidarem com as doenças que mencionamos acima. Todos eles estão aptos a cuidarem de idosos que são acometidos por estas doenças, além das demais que são decorrentes delas. Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre nossos serviços e nossos parceiros.

LifeStars Cuidadores é uma empresa prestação de serviços para idosos no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.