12
jan

Atuar como cuidador de idosos é uma tarefa de bastante responsabilidade. Somado a isso, a aceitação do idoso em ter um cuidador, muitas vezes é difícil e gera desconforto. Afinal, ele estará assumindo que não consegue mais fazer muitas tarefas sozinho, o que para ele dá um “ar” de dependência. Mas, sabemos que muitos idosos precisam desta atenção especial, devido a problemas de saúde e/ou por viverem sozinhos, trazendo uma companhia para perto e, desta forma, auxiliando nas tarefas e no suporte emocional.

Seu familiar não aceita que está precisando de ajuda?

Listamos, a seguir, algumas dicas de como convencer um idoso a aceitar o acompanhamento de um cuidador:
1ª Dica – Ouça o idoso: apresente argumentos e, com paciência, deixe que ele também exponha os seus! Jamais perca a paciência, sendo incisivo! Retome a conversa em outros momentos, quantas vezes forem necessárias. Desta forma, você irá ganhando a atenção e confiança do idoso que, com certeza, irá repensar sobre cada argumento que você trouxer e irá ver que a companhia de um cuidador pode ser muito benéfica para seu estado de saúde física e emocional.
2ª Dica – Aja de acordo com sua posição: ou seja, se você é filho, aja como. Se é neto, aja como. Não tente inverter os papéis e tirar, do idoso, sua autonomia e seu papel de líder, ou de tomada de decisões. Por mais difícil que seja, a tomada de decisões deve partir do idoso, com base na ajuda da família. Coloque-se no papel de quem está oferecendo ajuda, sempre com argumentos. Dialogue de maneira respeitosa, deixe claro sua posição perante ao idoso, permita ouvir sua posição e juntos, de forma harmoniosa, tentem uma solução mais próxima do ideal, até que o ideal não seja possível.
3ª Dica – Pesquise os argumentos: falamos tanto em argumentos. Pesquise sobre eles para expô-los. Levante as necessidades do idosos, anote e, para cada necessidade apresente um argumento convincente da importância de ter um cuidador por perto e auxiliá-los nessas atividades. Quando os argumentos forem contundentes, o idoso terá mais segurança para opinar e decidir.
4ª Dica – Procure profissionais qualificados: ao contratar uma empresa, verifique a veracidade da mesma, bem como a qualificação dos profissionais, incluindo curso de preparação, conhecimentos gerais sobre comportamentos da terceira idade, curso de enfermagem, além do próprio perfil do candidato. Verifique o que está incluso no plano contratado, se caso o profissional saia da empresa, ou precise se ausentar, você terá outro profissional para substitui-lo com brevidade.
5ª Dica – Comece aos poucos: não engane o idoso! Mas comece aos poucos. Evite a palavra cuidador ou enfermeiro, opte por “pessoa que irá lhe dar uma ajuda”, “acompanhante”. Verifique com a empresa se o cuidador pode passar umas horas com o idoso antes de começar o trabalho de fato. Faça uma adaptação. Veja se vai ter um envolvimento entre ambos. Permita conversas descontraídas, fora do ambiente de cuidar. Falando sobre a vida, sobre os gostos do idoso. Isso permitirá um maior envolvimento e aceitação do idoso a nova situação. Não verifique somente o envolvimento emocional. Verifique, também, o mais importante que é o serviço prestado. Dando tudo certo, parta para o próximo passo que é a fidelização do serviço.

Você sabe se é o momento certo de introduzir um cuidador? Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão aptos e prontos para lhe atender. Sabemos o quanto essa tomada de decisão é de suma importância para o idoso e para a família e, por este motivo, nossos serviços são personalizados para cada situação, cada idoso e cada família.

Nossos profissionais são qualificados e estão sempre em constante aprendizado para que o idoso, nosso principal cliente, esteja com seu bem-estar garantido.

Por este motivo, não deixe de conhecer nossos serviços. Temos uma equipe pronta para apresentar à sua família os benefícios de ter um cuidador especializado, comprometido e de uma empresa séria que avaliza todo este percurso, oferecendo todo o suporte necessário.

LifeStars Cuidadores é uma empresa prestação de serviços para idosos no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.