05
jan

A temida doença de Alzheimer pode ter seus efeitos amenizados através de uma alimentação balanceada e rica em vegetais, frutas, peixe e azeite, além de retardar os prejuízos cognitivos de portadores de demência.

A dieta Mind, sigla em inglês de “Intervenção Mediterrânea-Dash para Atraso degenerativo” é uma junção de cardápios usados para pessoas hipertensas, aliados à dieta mediterrânea.

Nesta dieta é recomendado evitar carnes vermelhas, derivados de leite e frituras. O estudo desenvolvido nos Estados Unidos mostrou que esse plano nutricional já demonstrou evidências positivas para pacientes acometidos por derrame cerebral.

A pesquisadora que idealizou a dieta Mind recomenda seguir este plano nutricional durante toda a vida, além, claro, de outros hábitos de vida saudáveis, para proteger o cérebro da manifestação da Doença de Alzheimer e de outras doenças cardiovasculares.

De acordo com esta proposta, veja os alimentos que são indispensáveis ao cardápio e seus benefícios:

Peixe – assado ou grelhado, possibilita o maior volume de massa cinzenta, ou seja, as áreas cerebrais responsáveis pela memória e pelo aprendizado. O consumo regular de peixe significa melhores condições neurais, reduzindo o risco de déficits cognitivos.
Feijão e outras leguminosas – o feijão, fonte de vitamina B1, chamada de tiamina. Essa vitamina auxilia na fabricação de acetilcolina, um neurotransmissor fundamental para consolidar a memória, assim como os demais alimentos da família das leguminosas: grão de bico, ervilha e lentilha. Apenas 3 porções semanais, destes alimentos, fazem uma diferença enorme ao cérebro.
Grãos e integrais – melhoram a sensibilidade à insulina. O hormônio passa a ser usado com eficiência, além de serem fonte de vitamina E.
Folhas verde-escuras – rúcula, agrião, alface, couve, espinafre, escarola, mostarda, almeirão – são folhas ricas em luteína, folato, vitamina K e betacaroteno. Durante a pesquisa dos criadores da Dieta Mind, 950 adultos que consumiam diariamente de uma a duas porções de folhas verdes diariamente mostrava habilidades cognitivas de uma pessoa 11 anos mais jovem.
Verduras e legumes – o estudo que testou a dieta Mind, demonstrou que, os voluntários com a melhor memória ingeriam cenoura, abóbora, tomate, beterraba, abobrinha, berinjela e repolho. Os pigmentos dos vegetais indicam que eles têm diferentes compostos bioativos que, associados, potencializam uma ampla variedade dos seus efeitos protetores.
Frango – o frango ou outro tipo de ave é um alimento rico em vitaminas do complexo B, que protegem os neurônios, além de ter baixo teor de gorduras saturada e estar intimamente ligado ao declínio cognitivo e o desenvolvimento de um quadro de demência.
Nozes e cia – nozes, amêndoas e castanhas estão na lista de alimentos antidemência. Possuem alta concentração de gorduras boas, que beneficiam a saúde cardiovascular e também o cérebro.
Vinho – a dieta Mind libera só uma taça ao dia — possivelmente graças ao resveratrol da uva vermelha que ativa uma enzima que inibe a deposição da proteína beta-amiloide no cérebro. A aglomeração dessa proteína leva à formação de placas que cortam a comunicação entre os neurônios e os leva à morte.
Azeite – rico em ingredientes pró-memória, um deles é o oleocantal. Experiências mostram que esse composto ajuda a combater as proteínas beta-amiloides. Os antioxidantes do azeite, caso do hidroxitirosol, também cumprem esta função. Para completar, ainda há uma oferta de gorduras boas. Importante destacar que se o azeite for aquecido, o teor de antioxidantes diminui, por isso se deve priorizar o azeite em saladas e na finalização dos pratos.

Como está a dieta alimentar em sua casa? Como tem priorizado a alimentação da sua família e dos idosos que estão sob seus cuidados?

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre em constante aprendizado, para que junto com a família e demais profissionais que atuam com os idosos, possam oferecer ao paciente uma gama de benefícios, não somente nos cuidados físicos, mas também nos cuidados que são fundamentais para que o idoso tenha um bem-estar geral.

LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos com doença de Alzheimer em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.