21
dez

As comemorações de fim de ano, muitas vezes, representam um período de alegria para o encontro com os familiares. A reunião que une muitos que não se viram durante o ano é um momento muito esperado.
Porém, o idoso, em alguns casos, não se sente incluído na comemoração, ficando de lado, sem atenção, além da alteração da rotina por ele conhecida.
Separamos, a seguir, algumas dicas para manter o idoso incluído nas comemorações, tornando ele participante ativo, dentro das suas limitações.

Como fazer a inclusão do idoso nas festividades do final de ano.

Aproveite o tempo com o idoso
Com o passar dos anos o idoso sempre acha que aquela comemoração será sua última e que não estará mais presente na comemoração do próximo ano. Além deste sentimento, a saudade dos entes queridos que já partiram, as memórias da sua infância, da infância dos filhos, faz com que ele possa ficar deprimido. Não permita que este sentimento tome conta da situação e converse sempre com o idoso, trazendo ele para a realidade, fazendo um balanço do que viveram, do que ainda irão viver.

Escolha um cardápio adequado
A alimentação do idoso requer cuidado, principalmente quando é realizada fora do horário de costume. A digestão passa a ser mais lenta, nem todos os alimentos “caem bem no estômago”! Por este motivo, cuide de manter um cardápio adequado ao idoso, também. Cuidado com a quantidade de gordura ingerida nesta época do ano, bem como o abuso de doces.

Evite o consumo de álcool
Muitos idosos querem aproveitar o momento para degustar algumas bebidas alcoólicas. Mas, atenção e cuidado! É muito importante que esse consumo seja limitado, principalmente por quem sofre de doenças como diabetes e pressão alta. Relembrando que o álcool é depressivo e pode provocar um efeito desagradável a eles.

Envolva-o nas atividades
Incluí-los nos afazeres, respeitando suas limitações, é possível! Peça ajuda para fazer um prato que ele gosta de fazer e fica saboroso, inclua-o na decoração, pedindo que auxilie na organização e decoração do ambiente. Caso não seja possível a execução da tarefa, por limitações físicas, peça conselhos, instruções. Faça-o se sentir importante!

Respeite a sua rotina
A ceia, normalmente, fora do horário habitual, pode trazer desconforto ao idoso. Prepare um “lanche” antes da ceia, a fim de que ele não fique muito tempo sem se alimentar, ainda mais se fizer uso de medicamentos. Respeite seu horário de descanso, permita que ele tenha seu sono respeitado.

Preste atenção ao seu comportamento

Os idosos são mais sensíveis a agitações e barulhos. Principalmente os acometidos por alguma demência, como o Alzheimer. Fique sempre atento a agitação, nervosismo ou depressão. Muitos se sentem desconfortáveis com a alteração da rotina e não conseguem verbalizar o que sentem. Interaja sempre com ele, permita que se sinta integrante ao momento.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão disponíveis para as famílias e para os idosos neste momento de comemorações. É sempre muito válido ter alguém 100% disponível para o idoso também nestes momentos.

LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores em São Paulo focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos com confusão mental através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.