15
dez

A hipertensão em idosos pode gerar doenças cardiovasculares graves que, na maioria das vezes, surgem de maneira silenciosa.
Mudanças sutis na rotina, podem ajudar no controle e na prevenção, incluindo no cotidiano a prática de atividades físicas e a redução da ingestão de sal nos alimentos.
É de suma importância que, cuidadores e familiares, estejam sempre atentos aos sintomas, para que possam agir com brevidade, além de incentivar o idoso em práticas de vida e alimentação saudável.

Mas, você sabe porque o idoso tem pressão alta? Ela pode ser desencadeada por diferentes fatores. Confira:
• Alterações dos hormônios (na menopausa)
• Consumo de bebidas alcoólicas
• Diabetes, colesterol e triglicérides elevados
• Enrijecimento dos vasos sanguíneos
• Excesso de peso ou obesidade
• Histórico de ansiedade e estresse constantes
• Histórico de hipertensão na família
• Idade superior a 65 anos
• Ser fumante

Muitas vezes, o idoso hipertenso permanece assintomático, por isso, é de grande valia que o idoso seja acompanhado por um cardiologista de confiança.

Afinal, muitas pessoas não sabem, mas a pressão arterial começa a aumentar com o avançar da idade, uma vez que, de maneira gradual e fisiológica ela tem essa alteração.

Para que o idoso mantenha uma boa aferição de pressão, é ideal que mantenha hábitos saudáveis, alimentação balanceada e consultas regulares ao cardiologista, além de seguir algumas dicas que podem ajudar a controlar a hipertensão arterial. Veja:
1. Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes
2. Diminuir o consumo de sal (cloreto de sódio)
3. Ingerir alimentos nutritivos, como: Cereais Integrais, feijões, saladas, peixes e frangos.

• Temperos naturais: salsa, cebolinha, coentro, alecrim, sálvia, manjericão, orégano, alho e louro.

Evite excessos, controle o peso, diminua o consumo de bebidas alcoólicas e pratique exercícios físicos, dentro das possibilidades do idoso.

Reduza o consumo de alimentos industrializados, como amaciantes de carnes, caldos de carne ou de legumes, molho de soja ou molho inglês, além de sopas em pós, macarrão instantâneo e carnes processadas, como: linguiça, salsicha, bacon, salame e queijos amarelos no geral. Minimize, também, o consumo de bolachas e biscoitos que podem conter sal em sua composição, além de alimentos que tenham cafeína, como o café, chá verde e as bebidas estimulantes.

Os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre aptos a lidar com idosos que são acometidos por hipertensão. Eles são cientes dos cuidados e das orientações que devem proceder para com os idosos, de tal forma que possa colaborar para o bem-estar físico e emocional dos idosos, uma vez que eles sentem falta de alguns alimentos em sua rotina.

LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos com confusão mental através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.