18
set

É comum ouvirmos idosos reclamando da perda de memória. O bom sinal é que, na maioria dos casos, não significa que ele esteja com Alzheimer, embora seja um dos sinais da doença.
Envelhecer é ter mudanças significativas no organismo, incluindo o cérebro. As mudanças de ordem fisiológica podem afetar áreas como: o hipocampo, os hormônios e o fluxo sanguíneo.
O hipocampo é uma região cerebral que se encarrega de formar e recuperar memórias e, com o passar dos anos, a atividade começa a ter perdas. Os hormônicos, responsáveis pela proteção e restauração do crescimento celular, passam a ter perdas significativas. O fluxo sanguíneo também é afetado, prejudicando a memória.
Muito associada a doença de Alzheimer, a perda da memória pode, como dissemos no início do texto, não representar sinais da doença. Vejamos a seguir a diferenciação de uma perda de memória ocasionada pelo avançar da idade e a perda da memória como sinal de Alzheimer:

Esquecimento devido à idade:
1.Perder algo, porém lembrar-se de onde estava após a pausa para um raciocínio lógico sobre a situação.
2. Confundir-se sobre o dia da semana, mas retomar a lembrança após um tempo refletindo.
3. Esquecer-se de uma palavra usual em determinado contexto.
4. Mesmo com limitações de movimento, conseguir manter as funções básicas como asseio pessoal, vestir-se e fazer as refeições sem ajuda.
5. Conseguir seguir orientações simples verbais e escritas.
6. Ter uma memória mais vaga, porém retomar acontecimentos.

Esquecimento associado a sintomas de Alzheimer:
1. Não conseguir fazer a pausa retrativa da ação para relembra onde colocou determinado objeto.
2. Não saber datas e ano em que estamos e não conseguir retomar a lembrança após uma pausa para reflexão.
3. Não conseguir estabelecer um diálogo lógico e esquecer-se do que foi dito a minutos atrás.
4. Não ter autonomia para tarefas básicas e rotineiras.
5. Perder, de forma progressiva, a capacidade de interpretação de orientações.
6. Não conseguir resgatar parte ou totalidade de um acontecimento.

Sugerimos, a seguir, alguns jogos / atividades que podem auxiliar na preservação da memória:

– Jogo dos erros: observar semelhanças e diferenças em imagens, desenvolve a capacidade de análise, a percepção visual, a paciência e a atenção.
– Sudoku: um jogo de paciência, que estimula o raciocínio lógico, incentivando operações matemáticas simples. É possível jogar online, inclusive, clicando sobre o link SUDOKU
– Palavras Cruzadas: desenvolve a atenção, paciência, quanto mais o cérebro recebe novas informações, mais novos desafios ele quer receber.
– Dominó: por estimular o raciocínio lógico, desenvolve a memória por despertar a concentração, a percepção visual e o convívio social (nos dias atuais, limitada!)
– Teatro ou Dança: além de trabalhar os movimentos corporais, acelera o campo cerebral responsável pela memória, uma vez que será necessário decorar falas ou sequencias, além de estimular a autonomia, a relação interpessoal.
– Ensinar algo a alguém ou algum grupo: retomar capacidades cognitivas, retomar conhecimentos, estruturar como será ensinado ao outro. Ativa a memória e as recordações, desenvolve a autonomia e a autoconfiança.
Não é difícil estimular a memória e colocá-la em ação! Escolha alguma atividade que lhe dê prazer e comece agora mesmo a colocar a memória em prática!

Pensando em tudo isso desenvolvemos um programa, o P.A.G, (PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DO GERONTÓLOGO). Trata-se do desenvolvimento exclusivo de exercícios mentais, jogos e músicas que visam estimular a cognição. Nosso programa funciona da seguinte forma: primeiro, fazemos uma avaliação do quadro e, assim, nossos profissionais poderão entender como está o ânimo e cognição do seu familiar, se está triste, feliz, que o estimula e como ele se vê hoje em dia. Com base nisso, montamos um plano de acompanhamento para ajudá-lo! Depois lhe passamos nossas impressões a você e iniciamos o trabalho de acompanhamento!

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraiso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.

Se você procura por cuidadores em Higienópolis, a Lifestars está pronta para atendê-lo.