22
jul

A Odontogeriatria é o ramo da Odontologia focada no cuidado bucal da população idosa, visando a promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos.

Sim, dente também envelhece!

Com o passar do tempo o esmalte do dente pode se tornar cada dia mais poroso (como os ossos), quando o ideal é que ele seja liso e homogêneo.
Isso pode ocorrer, independentemente da idade, quando a saliva da boca fica mais ácida – e saliva ácida é sinal de boca com problemas.

O aspecto amarelado e envelhecido, característico em idosos, acontece porque a erosão ácida corrói o esmalte do dente, deixando a dentina exposta.
Se não houver o tratamento devido, num estágio mais avançado, o dente assumirá aparência ainda mais escura e rachaduras e sensibilidade ainda mais intensas.

O dentista não especialista nessa área pode perfeitamente atender uma pessoa idosa, porém o odontogeriatra tem conhecimentos mais aprofundados sobre o organismo desse tipo de paciente podendo, por isso, oferecer um diagnóstico mais preciso e propor os tratamentos mais adequados.

Higiene bucal adequada

Os cuidados são basicamente os mesmos em qualquer fase da vida.
Em idosos a atenção deve ser redobrada na escovação. É comum que as deficiências advindas com do envelhecimento – diminuição do grau de visão, menor força muscular, etc – diminuam o grau de eficácia da escovação.
Nos pacientes com Alzheimer, resíduos de alimentos acumulam-se na boca trazendo graves problemas.
Mesmo em idosos saudáveis não é raro que a escovação precise de reforço.

Uma higiene bucal imprópria é porta de entrada para doenças oportunistas principalmente em idosos. Hipertensão arterial e Diabetes podem se beneficiar desses descuidos.

O Dentista especializado em Idosos tem como objetivo promover a conscientização do Idoso e da família quanto aos benefícios do cuidado bucal:

■ Compreender a importância da odontogeriatria;
■ Analisar os problemas bucais que comprometem a saúde do idoso;
■ Verificar as mudanças no envelhecimento bucal;
■ Combater a higiene bucal inadequada;
■ Analisar as doenças crônicas e efeitos sobre a cavidade bucal.

Quanto mais personalizados forem os cuidados de saúde, maior será a compreensão do profissional e melhor será o retorno em bem estar e qualidade de vida.

Na LifeStars Cuidadores olhamos o idoso com atenção à todas as áreas da sua saúde.