22
jul

A Odontogeriatria é o ramo da Odontologia focada no cuidado bucal da população idosa, visando a promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos.

Sim, dente também envelhece!

Com o passar do tempo o esmalte do dente pode se tornar cada dia mais poroso (como os ossos), quando o ideal é que ele seja liso e homogêneo.
Isso pode ocorrer, independentemente da idade, quando a saliva da boca fica mais ácida – e saliva ácida é sinal de boca com problemas.

O aspecto amarelado e envelhecido, característico em idosos, acontece porque a erosão ácida corrói o esmalte do dente, deixando a dentina exposta.
Se não houver o tratamento devido, num estágio mais avançado, o dente assumirá aparência ainda mais escura e rachaduras e sensibilidade ainda mais intensas.

O dentista não especialista nessa área pode perfeitamente atender uma pessoa idosa, porém o odontogeriatra tem conhecimentos mais aprofundados sobre o organismo desse tipo de paciente podendo, por isso, oferecer um diagnóstico mais preciso e propor os tratamentos mais adequados.

Higiene bucal adequada

Os cuidados são basicamente os mesmos em qualquer fase da vida.
Em idosos a atenção deve ser redobrada na escovação. É comum que as deficiências advindas com do envelhecimento – diminuição do grau de visão, menor força muscular, etc – diminuam o grau de eficácia da escovação.
Nos pacientes com Alzheimer, resíduos de alimentos acumulam-se na boca trazendo graves problemas.
Mesmo em idosos saudáveis não é raro que a escovação precise de reforço.

Uma higiene bucal imprópria é porta de entrada para doenças oportunistas principalmente em idosos. Hipertensão arterial e Diabetes podem se beneficiar desses descuidos.

O Dentista especializado em Idosos tem como objetivo promover a conscientização do Idoso e da família quanto aos benefícios do cuidado bucal:

■ Compreender a importância da odontogeriatria;
■ Analisar os problemas bucais que comprometem a saúde do idoso;
■ Verificar as mudanças no envelhecimento bucal;
■ Combater a higiene bucal inadequada;
■ Analisar as doenças crônicas e efeitos sobre a cavidade bucal.

Quanto mais personalizados forem os cuidados de saúde, maior será a compreensão do profissional e melhor será o retorno em bem estar e qualidade de vida.

Na LifeStars Cuidadores olhamos o idoso com atenção à todas as áreas da sua saúde.


Procurando por CUIDADOR DE IDOSOS EM SÃO BERNARDO DO CAMPO? A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, Campinas,  São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, Campinas,  São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.