20
Mai

Desde a infância a gente sabe disso: o vovô é careca.

Tudo bem, nem todos os vovôs são carecas, mas isso faz parte do imaginário, é um estereótipo.

Não é à toa.
Estudos recentes mostraram que o envelhecimento natural das células transformam as células-tronco do folículo capilar em células de pele, fazendo com que os fios deixassem de crescer.

Além disso há o afinamento natural, ressecamento e quebra.

Isso pode acontecer tanto em homens como em mulheres e o fator hormonal, além de outros, pode acentuar essa condição.
Sim, condição, porque alopecia não é doença, é uma condição.

Pode ser transitória ou permanente.
É mais notável na região da cabeça, mas pode acontecer em qualquer parte do corpo, de sobrancelhas à barba.

Existem diversas causas e tipos de alopecia e os tratamentos diferem de acordo com as causas, até porque a alopecia não é um problema exclusivamente dermatológico – ela pode ter causas e efeitos emocionais e psicológicos.

Essa queda de cabelo que ocorre com a idade é chamada alopecia senescente mas há vários outros tipos.

Vamos conhecer alguns:

Alopecia frontal fibrosante: Tem origem hormonal e atinge principalmente mulheres em período pós-menopausa.

Alopecia por tração: Origem mecânica ou seja os fios são arrancados mediante um pentear agressivo ou mesmo sob condições psicológicas excepcionais.

Alopecia cicatricial: Decorre de inflamação que bloqueia o folículo capilar. É gradativa e pode estar associada a outros problemas de saúde.

Alopecia androgênica: tem origem genética. Nos homens do topo da cabeça ao derredor. Nas mulheres, comumente, acontece no centro da cabeça.

A reversão da condição depende muito da causa, tratamento e período em que se iniciam os cuidados.
Alguns casos são reversíveis, outros não.

Por ser um problema que pode gerar reflexos na estética, auto estima, saúde emocional e psicológica, a NAAF – National Alopecia Areata Foundation – fundação dos Estados Unidos que apoia pesquisas para investigação da cura ou tratamento da Alopecia Areata, escolheu o mês de setembro como mês da conscientização da Alopecia Areata, esta sim considerada uma doença.

Apesar de um problema comum, esse é um assunto que merece atenção.

Se você gostou desse texto, compartilhe com alguém que você gosta.

Aqui na LifeStars Cuidadores entendemos que compartilhar conhecimento também é uma forma de cuidar!

 


Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços. Atendemos Grande São Paulo, Guarulhos e ABC Paulista.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.