12
jan

Uma das maneiras mais eficazes de reduzir a ansiedade é ouvir música.
Diversos estudos provam que a música tem poder de alterar as ondas cerebrais.

Quando se trata de acompanhamento de saúde, a música é uma ferramenta muito importante.
Sessões de audição musical são parte do tratamento de abuso de drogas, transtornos neurológicos, alterações de humor, Alzheimer…
Existem listas de músicas, previamente selecionadas, para gerar sentimentos contrários a ansiedade, por exemplo.

Uma outra abordagem usada é – mediante pesquisa feita com o paciente e com pessoas próximas a ele – elaborar uma lista de músicas que teriam feito parte da vida do paciente:

– Aquela música que tocou no dia do casamento,
– Canções de infância,
– O hino do time de futebol do qual o paciente é torcedor,
– A valsa que ele dançou quando a filha fez 15 anos…

É possível ampliar ou diminuir os efeitos de um estado psíquico, fazendo uso da memória afetiva do ouvinte. Isso mostra que essa atividade deve ser monitorada por um profissional devidamente treinado, pois uma música tocada num contexto indevido pode levar ao aprofundamento do estado que pretende-se tratar.

No que tange ao cuidado de idosos, deve-se ter atenção redobrada.
Pela própria condição, a idade avançada é fator de estress e desencadeadora de gatilhos depressivos.
A manipulação de memórias alheias pode desencadear problemas graves.
Todo ser humano está sujeito a isso, porém o idoso é, comprovadamente, mais suscetível aos efeitos emotivos gerados pela música.
Por isso mesmo, um tratamento feito com respaldo científico, respeito e responsabilidade, tem uma resposta sempre positiva!

Nós da Lifestars Cuidadores temos na música um grande aliado para cuidar do seu idoso com carinho e atenção.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços. Atendemos Grande São Paulo e ABC Paulista.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.