17
dez

Parkinson é uma doença descrita como uma única patologia em 1817 por James Parkinson.

Numa região do cérebro – mesencéfalo – existe uma concentração de células chamada Substância Escura.
A degeneração, diminuição ou ausência dessas células altera a produção de dopamina, um neurotransmissor importantíssimo.

SINTOMAS

Os sintomas mais característicos são:
– tremores,
– rigidez,
– lentidão dos movimentos,
– alterações na fala,
– desequilíbrio.

HEREDITARIEDADE

A hereditariedade pode ser um dos fatores que desencadeiam o Parkinson.
Estudos comprovam que em torno de 15% dos casos, as causas do desenvolvimento da doença são hereditárias.

TRATAMENTO

Não há droga ou tratamento que reverta os efeitos da doença ou paralise seu progresso.
Todos os cuidados são paliativos.

Existem terapias que amenizam os sintomas do Parkinson, mas um, em especial, tem resultado tão ou mais misteriosos que a própria doença em si: A MÚSICA.

A música é – numa descrição científica – um estímulo sonoro processado pelo circuito auditivo.
Tal estímulo ativa os neurônios que levam informação ao sistema nervoso central através das sinapses.
Até aí, não há nada de assombroso.
Todos sabemos – embora não saibamos explicar com exatidão – que o efeito da música no cérebro humano é poderoso.

Porém, a aplicação da MUSICOTERAPIA no tratamento de Parkinson tem gerado espanto numa proporção considerável.

Em casos onde há comprometimento motor ou mesmo fonoaudiológico, foi possível fazer o registro de pacientes dançando ou mesmo cantando enquanto acontece a execução da música.

Os estudos ainda estão no começo.
Fala-se num Efeito Mozart para uso de música relaxante com intenção de melhorar o humor ou a concentração do paciente, mas o fato é que tudo ainda é pouco compreendido nessa área específica.

O FUTURO

As expectativas são as melhores possíveis.
Seria no mínimo poético se uma doença tão cruel e desconhecida revelasse à humanidade uma forma tão profunda e bela de cuidar da saúde.

Nós, da LIFSTARS Cuidadores, estamos sempre buscando o que há de mais moderno e atual para o cuidado das pessoas que você mais ama.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.