03
dez

O diagnóstico de Alzheimer é normalmente recebido com certo pesar pela família.
Inicia-se uma série de ações para melhorar a qualidade de vida da pessoa diagnosticada.
E como os sintomas mais conhecidos se referem à memória e cognição, os esforços são em sua maioria voltados pra isso.

O que poucos sabem é que há outros perigos relacionados a Alzheimer.

Em pesquisa realizada no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, constatou-se que até 26% dos pacientes com Alzheimer têm dificuldade de sentir o sabor dos alimentos.
Isso gera diminuição na ingestão alimentar, podendo levar à desnutrição!

A progressão da doença traz a seletividade alimentar – fixação em um determinado alimento ou textura de comida ou bebida – diminuindo a variedade – e, portanto, a qualidade – da dieta do paciente.

Como a doença restringe a capacidade motora, movimentos simples como levar um alimento à boca, tornam-se esforços consideráveis.
A progressão do Alzheimer também traz aumento da sensação de fadiga. O cuidador deve estar atento a isso.
A mastigação incorreta ou descoordenada gera desconforto durante as refeições, fazendo com que o paciente acabe rejeitando o alimento.
O paladar é afetado qualitativamente, ou seja, pode ocorrer tanto uma perda como uma confusão de sabores e odores.
Finalmente, uma higienização bucal deficiente pode levar a problemas dentais e gengivais que causarão dor e mal estar durante a deglutição.

Na LIFESTARS, nutricionistas devidamente treinados orientam nossos cuidadores no tocante a alimentação do Idoso com Alzheimer.

A mesma doença em pessoas diferentes requer CUIDADO PERSONALIZADO!

O cardápio deve ser adaptado ao gosto do Idoso tanto na escolha dos alimentos quanto no preparo e na apresentação.
A alimentação do Idoso com Alzheimer é motivo de redobrada atenção.
Manter bons níveis de ingestão de alimentos e líquidos é imprescindível. Sem nunca esquecer de uma minuciosa higienização bucal depois das refeições.

Lembramos que os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre “de olho” nas orientações e novidades do mercado que envolvem pacientes idosos a fim de oferecer um serviço de qualidade e personalizado para cada necessidade.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços. Atendemos Grande São Paulo e ABC Paulista.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.