19
Mai

Você sabe o que é um acumulador? É uma pessoa que tem dificuldade, além do normal, de descartar ou deixar seus pertences, mesmo que estes não tenham mais funcionalidade. Normalmente, estas pessoas, possuem casas lotadas de objetos sem funcionalidade, que impendem a locomoção, além de trazer malefícios a saúde.

Os objetos, guardados pelas pessoas acumuladoras, são de todos os tipos, podendo ser encontrados inclusive no lixo. São guardados pois podem ter uma necessidade de uso futuro, segundo os acumuladores.

Esta doença é de fácil identificação das pessoas que rodeiam o acumulador, porém ele próprio não a identifica. Ao menor sinal de que a doença esteja se desenvolvendo, é necessária a ajuda de um psicólogo.

Vale ressaltar que esta doença se inicia, muitas vezes, na infância e vai perdurando por toda a vida do indivíduo, se acentuando na idade adulta e na terceira idade, quando a pessoa começa a ter mais fragilidade emocional e se apega, ainda mais, aos seus objetos, como “fuga” ou distração ou, por ter mais facilidade/ poder de compra.

Indicamos, a seguir, alguns dos principais sintomas desta doença que valem como sinal de alerta para todos:
1. A pessoa apresenta dificuldade em se desfazer, jogar fora, objetos que já nem tenham mais utilidade, ou que estejam quebrados.
2. Não consegue organizar seus pertences com facilidade
3. Vai acumulando objetos em todos os locais da casa
4. Apresenta receio excessivo de ficar sem determinado objeto e sofrer com sua ausência
5. Não descarta o objeto pois ele pode precisar dele futuramente
6. Gosta de ter novos objetos mesmo tendo vários dos mesmos.

Outro porém dentro da situação dos acumuladores é o isolamento. Muitas vezes se envergonham de sua casa devido ao estado de acumulação. Com isso podem desenvolver depressão e outras doenças de ordem psiquiátrica.

Existe, também, o acumulador de animais. Pessoas que vão acolhendo animais em sua casa, tendo dezenas ou até centenas, sem que possam dar devida condição para sua sobrevivência digna.

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de confundir o colecionador do acumulador. O colecionador tem prazer em partilhar, em mostrar sua coleção aos demais. Mantem sua coleção organizada, demonstrando orgulho de tê-la e partilhá-la. O acumulador, por sua vez, tende a esconder os objetos, como se escondesse um segredo, além de ter dificuldade em organizá-los.

Este transtorno não tem uma causa aparente, porém se fala em fatores genéticos, funcionamento cerebral ou eventos estressantes que possam ser confortados com o acumulo.

O tratamento para esta doença se dá através de terapia comportamental, avaliado por psicólogo, a fim de que se investigue a causa da ansiedade que desencadeia o processo de acumulo. É um tratamento longo, que requer a dedicação do paciente/ acumulador.

Existem casos que o medicamento precisa ser indicado para controlar a ansiedade e, nestas ocasiões, somente um psiquiatra pode prescrevê-lo.

No caso dos idosos, a situação de acumulo pode gerar ainda mais problemas. A falta de espaço de locomoção, a falta de higiene e a proliferação de animais peçonhentos, uma vez que os objetos podem não estar limpos ou permitir sua higienização adequada, pode causar quedas, problemas de saúde e problemas sociais que geram transtornos aos vizinhos do entorno. Logicamente que todos estes problemas são preocupantes em todas as idades, mas a imunidade mais comprometida dos idosos é um fator agravante.

Se lendo este texto você se identificou ou identificou algum familiar ou amigo, não hesite em procurar ajuda!

Os parceiros da LifeStars Cuidadores são profissionais que podem ajudar a identificar esta problemática, uma vez que estão em contato direto com o idoso e sua rotina. A parceria existente entre cuidador, idoso e família é fundamental para que o tratamento do idoso seja eficiente. Conheça nossos serviços entrando em contato com nossa equipe através dos nossos canais de atendimento.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.