26
fev

Senilidade e senescência são termos ligados ao envelhecimento, porém que possuem grande diferença entre si. No entanto, são quadros com impactos muito diferentes sobre a saúde do idoso.
A senescência, por exemplo, diz respeito as alterações produzidas no organismo de um ser vivo, seja no campo vegetal ou animal. São relacionadas a sua evolução no tempo, sem ter seu start ocasionado através de um mecanismo de doença conhecido. Deste modo, consideramos que são alterações oriundas do tempo cronológico, ou seja, do processo fisiológico que passamos. Temos como exemplo, a queda dos cabelos, seu processo de embranquecimento, o aparecimento das rugas e a perda de flexibilidade da pele.

A senilidade, por exemplo, já está intimamente ligada ao processo de envelhecimento no que se refere aos comprometimentos da saúde física e mental, relacionadas a mecanismos fisiopatológicos. São enfermidades que comprometem a qualidade de vidas das pessoas. Um fator a ser considerado é que o processo de senilidade não é igual para todos os indivíduos.

Vejamos um exemplo em que ambas as situações são presentes: um idoso pode passar a esquecer de fatos mais recentes e ter memória de fatos mais antigos. Isso é frequente com o passar dos anos, com a chegada da idade avançada. Porém, alguns fatores podem indicar que, esta senescência passa a ser uma senilidade quando o quadro indica Doença de Alzheimer, por exemplo.

Claro que gostaríamos de chegar a terceira idade apenas com quadros de senescência, mas o que notamos é que a senilidade prevalece.

Mas, você pode envelhecer com qualidade! Isso poderá te ajudar a ter apenas a senescência presente. Veja algumas dicas que devem ser consideradas ao longo da vida! Então, se você ainda não faz parte da terceira idade e está lendo este texto, comece a seguir as dicas agora mesmo!

• Ter uma boa alimentação. A nutrição adequada a cada fase da vida é essencial
• Pratique atividade física constante
• Relacionamento social é indispensável para a qualidade de vida emocional
• Visitas regulares ao médico, para controle de doenças crônicas – ainda que não seja possível evitá-las, é possível monitorá-las

Conseguiu entender a diferença dos termos e sua aplicabilidade?

Vale lembrar que, os parceiros da LifeStars Cuidadores estão sempre prontos ao cuidado de idosos que passam tanto pelo processo de senilidade como de senescência. Nossos profissionais são capacitados para atender, cuidar e zelar de maneira a oferecer cuidados personalizados para todos. Não deixe de entrar em contato com nossa equipe para conhecer mais de perto nosso trabalho.


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de serviço diferenciado para idosos em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby,  Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.