02
fev

Manter a memória ativa, a concentração em dia, é fundamental para que nossa vida mental esteja sadia. Podemos melhorar o desempenho de funções básicas do cérebro, utilizando alimentação saudável e rica em nutrientes que ajudam a atividade cerebral. Aumentar a ingestão de frutas, vegetais, legumes, sementes e peixes, além de reduzir o consumo de alimentos processados, que possuam altas taxas de gordura, açúcar e sal.
Alguns alimentos, em específico, ajudam na atividade cerebral, como é o caso de alguns alimentos que traremos a seguir. Já pensou em incluir esses alimentos na sua rotina diária?

Mirtilo (Blueberry)
O consumo de Mirtilo de forma regular, tende a combater o estresse oxidativo que acelera o processo de envelhecimento cerebral. Os antioxidantes, contidos no Blueberry, tendem a se acumular em áreas cerebrais que são essenciais para a memória.
Estudos indicam que os antioxidantes presentes no Mirtilo agem diretamente nos neurônios que estão em processo de envelhecimento, melhorando a sinalização celular.
Além dos benefícios para o cérebro, são úteis para a redução de infartos, para baixar a pressão arterial.
Sugerimos o consumo em sucos, smothies ou ingeri-lo em seu formato normal.

Peixe
Salmão, cavala, arenque e sardinha são peixes ricos em ômega 3. Essencial para o desenvolvimento e a manutenção do tecido cerebral, além de outras funções.
Existem três tipos de Ômega 3: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) – as siglas estão em inglês. Vejamos os benefícios de cada um:
O EPA pode ser útil para evitar depressão.
O DHA representa 40% dos ácidos gordurosos poli-insaturados presentes no cérebro. Mães com uma dieta suficiente em Ômega 3 tiveram filhos com menos riscos de adquirirem doenças mentais e mais chances de adquirirem níveis de inteligência de maneira significativas.
Indica-se o consumo de duas porções por semana. Caso seja vegetariano, troque o peixe por sementes de abóbora.

Abacate
O abacate é rico em gordura monoinsaturada e faz bem, ajudando a aumentar o colesterol bom (HDL) e a reduzir o colesterol ruim (LDL), além da proteção ocular.
Seu consumo frequente facilita o fluxo de sangue, e todo alimento com essa função também ajuda na função cerebral.

Semente de abóbora
Ricas em Ômega 3 e Ômega 6, as sementes de abóbora têm bastante ácido alfa-linolênico (ALA), que é um Ômega 3 essencial de cadeia curta. De origem vegetal, e que nossos corpos não produzem, o ALA pode ser convertido em outros tipos de Ômega 3 (EPA e DHA) graças a enzimas presentes no organismo humano.
Além das sementes de abóbora, Ômega 3 está presente nas semente de linhaça, de chia, nozes e outras oleaginosas.
São ricas em magnésio, que ajuda a controlar a pressão sanguínea, o que também auxilia o fluxo de sangue para o cérebro. Ela têm muitas fibras, antioxidantes e podem ajudar na saúde cardíaca e diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Chocolate escuro
Rico em cacau e com pouco açúcar, o chocolate escuro é rico em nutrientes, como fibras, ferro, magnésio, potássio e zinco, que trazem vários benefícios à saúde, além de apresentar alta quantidade de antioxidantes.
Um estudo com voluntários saudáveis mostrou que cinco dias de consumo de cacau de alto teor de flavanol melhoraram o fluxo sanguíneo para o cérebro dos indivíduos.
Na terceira idade, os benefícios do cacau são:

Melhora significativa na função cognitiva em idosos com deficiência mental
Aumenta a fluência verbal
Diminui fatores de risco para doenças mentais
O chocolate escuro rico em cacau contém substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina, dando indícios que apontam para serem as principais razões pelas quais o cacau é capaz de melhorar a função cerebral de curto prazo.
Quais alimentos você já tem em sua dieta? Que tal inseri-los em sua rotina alimentar?

Como os sintomas são muito parecidos com de outras doenças mentais, vale ressaltar que é importante que a pessoa possa reconhecer o que sente, sabendo o quanto afeta sua vida e suas interações sociais, para acionar o suporte de um profissional adequado.
E, se precisar de companhia, de um cuidador especializado, os profissionais da LifeStars Cuidadores estão à disposição para lhe atender.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.