23
nov

A confusão mental pode afetar uma grande parcela da população de idosos, a depender de seu estado de saúde. É uma situação que gera aflição, não somente ao idoso, mas também aos seus familiares.
A confusão mental, também conhecida por delírio, é uma perturbação grave do estado cognitivo do idoso, na qual os distúrbios de memória e da percepção do entorno ficam comprometidas, podendo ou não causar agressividade, inclusive.


Tal problema pode ter início de maneira súbita, evoluindo em horas ou alguns dias.

Seu familiar não consegue seguir uma conversa com lógica, apresenta falas desconexas? Você percebeu que seu familiar tem trocado o dia pela noite? Aos finais da tarde tem apresentado momentos de confusão, pede para retornar a sua casa estando nela?


Como saber o que é normal e o que não é?

Os problemas gerados pela confusão mental estão intimamente ligados à capacidade de concentração, impossibilitando o idoso de manter atenção por muito tempo em determinada atividade. Notavelmente, os diálogos com o idoso passam a ter momentos de distração, indicando também falas sem lógica.

As causas da confusão mental são variadas podendo ser elas consequência de estresse, falta de sono, medicações ou de doenças como Parkinson ou Alzheimer, ou até mesmo em decorrência de um AVC.

Devido à complexidade do assunto, é importante que a família procure ajuda médica e apoio permanente, se possível com cuidadores especializados que entendam a demanda do idoso e saibam lidar com ela, assim como os colaboradores da LifeStars Cuidadores, que estão aptos para exercer os cuidados com pacientes que possuam confusão mental. O cuidador da pessoa idosa que apresenta momentos de confusão mental, precisa saber identificar a situação e a melhor forma de aborda-la, passando tranquilidade e segurança para o paciente e família.

Assim, é de suma importância que a família / cuidador esteja atento ao estado geral do idoso. Pacientes que não tenham interesse por contato social, mantendo-se quietos e sem ânimo para atividades rotineiras, pessoas que já possuam demência, indicando mudanças repentinas do quadro clínico, do comportamento ou do seu envolvimento com o contexto social.

LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos com confusão mental através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.