Incômodos no ouvido podem prejudicar a qualidade de vida das pessoas. E a maioria deles é um sinal de alerta para indícios de doenças.
O ouvido, como todo órgão que desenvolve uma função fundamental para nossa qualidade de vida, quando apresenta qualquer alteração prejudica nosso bem-estar.
Uma dessas alterações pode ser o zumbido. A sensação de ouvir certos chiados, palpitações, cliques ou pulsações que não são externas ao nosso corpo. E por não serem visíveis ou perceptíveis por terceiros, como pelos médicos, é de difícil compreensão.
É importante ressaltar que esta condição não é uma doença e, sim, um sintoma ou indicador de uma possível complicação. Em casos mais graves, pode indicar uma possível perda auditiva, parcial ou total.
Mas, como sintoma, também pode apresentar causas locais como o excesso de cera, infecções e lesões no aparelho auditivo. Ou, outras não locais, como desvios da coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco.
Segundo o Ministério da Saúde, esta condição afeta entre 20 a 25 milhões de brasileiros e apresenta maior incidência com o aumento da idade. Em números, entre jovens adultos representa um 10% da população, já em idosos um 24%.
Diversos estudos, ainda, tentam desvendar se existe uma relação entre homens e mulheres. Algumas pesquisas apontam que é um sintoma que afeta preferencialmente o sexo feminino, mas não é uma afirmação aceita por toda a comunidade médica.
Você pode estar se perguntando como evitar ou tratar.
Sabemos que qualquer incômodo no ouvido pode ser desesperador. Se você já teve uma infecção ou lesão sabe como é doloroso.
E no caso do zumbido, pode ser um pouco mais complicado já que possui diversas causas e para o seu médico indicar o tratamento correto é necessário que seja muito bem investigada.
Mas ao analisar os possíveis fatores agravantes, podemos observar que o cuidado com a saúde e alimentação, assim como higiene pessoal e o correto tratamento do aparelho auditivo, podem evitar as principais causas mencionadas acima.
Cuide da sua saúde.
Na LifeStars Cuidadores a equipe responsável tem um cuidado especial para garantir a qualidade de vida e evitar condições medicas que podem ser evitadas com a devida atenção ao paciente, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.
Procurando por home care em São Paulo, Campinas, Grande ABC e Guarulhos? A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC), Guarulhos, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Paulínia, Sumaré e Hortolândia.
Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.