23
dez

Nem todo tremor é sinal de Parkinson. Entenda a condição que afetou os cantores Djavan e Caetano.

Tremores, dificuldade para segurar objetos ou fraqueza nas mãos nem sempre indicam um indício de Parkinson.

Na verdade, pode se tratar de uma outra condição: o tremor essencial, um distúrbio neurológico que pode dificultar ações simples do dia a dia, como levantar uma xícara, escrever, levar os talheres à boca e amarrar os cadarços.

À diferença do Parkinson, esta doença não é neurodegenerativa progressiva e, apesar de não ter cura, possui um tratamento com medicação oral que controla consideravelmente os sintomas.

E não é só isso..
O Parkinson, carrega diversas outras consequências não-motoras, como distúrbios do sono, constipação, perda do olfato e alterações mentais como crises de ansiedade e depressão.

Segundo pesquisas, o tremor essencial representa uma incidência de 0.5 a 6% na população e pode surgir em qualquer idade, no entanto observou-se uma presença maior em populações com mais idade.

Para aqueles que apresentam algum dos seus sintomas, o diagnóstico é realizado a partir de uma consulta e avaliação clínica de um neurologista com especialização na área.

Pesquisadores estudam se este distúrbio é transmitido de pais para filhos, uma vez que, em muitos casos, esta relação foi observada.

Ainda que não seja uma doença que apresente risco à vida, pode diminuir sua qualidade, principalmente nas áreas sociais e profissionais.

Em casos mais graves pode ser tratado com cirurgia ou terapia de estimulações cerebrais. Segundo, Fernando Gomes, professor livre-docente do Hospital das Clínicas de São Paulo “geralmente não é necessário chegar a esse extremo de se colocar um dispositivo médico que funciona como se fosse um marca-passo e cria uma estimulação elétrica em regiões específicas do cérebro bloqueando esses sinais que causam os sintomas do tremor essencial”.

Como toda doença ou distúrbio quanto mais cedo descoberta maiores são as chances do tratamento apresentar melhores resultados, por isso, é recomendado sempre estar com os exames de rotina em dia.

A LifeStars Cuidadores conta com profissionais preparados para perceber este sinais e realizar os devidos encaminhamentos médicos, cuidando e protegendo o bem estar dos seus pacientes.


Procurando por home care em São Paulo, Campinas, Grande ABC e Guarulhos? A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC), Guarulhos, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Paulínia, Sumaré e Hortolândia.

Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.