20
jul

Não tem como falarmos disso sem um certo pesar. Pois essa situação é mesmo muito delicada. Afinal, se elas fazem parte do cenário é porque o cenário é delicado.

As lesões na pele, derivadas de períodos prolongados de pouca mobilidade. Pacientes acamados são os principais acometidos de lesão por pressão, mas essas lesões também podem surgir em pessoas que permaneçam sentadas por longo tempo. Nestes casos elas são conhecidas também como Úlceras de Pressão. Úlceras de pressão são feridas ocasionadas pela interrupção do fluxo sanguíneo na região diretamente em contado com o leito ou cadeira.

As lesão por pressão são medidas por grau de comprometimento que podem ir de uma simples irritação na pela até a necrose do tecido, comprometimento ósseo ou trombose. Quando atingem níveis mais sérios essas lesões podem levar a uma amputação (no caso de membros) ou retirada da área afetada.

Conheça um pouco mais sobre os estágios das lesões:

Estágio 1: Hiperemia ou Eritema. É caracterizada por vermelhidão na pele. O processo pode ser interrompido aliviando-se o ponto de pressão que originou a lesão.
Estágio 2: Isquemia. Neste estágio o tecido subcutâneo é afetado. Surgem bolhas ou feridas na superfície da pele. É a decorrência de uma hiperemia não tratada.
Estágio 3: Necrose. Aqui o tecido muscular é atingido. A pele sofre um escurecimento. Pode acontecer uma deterioração da epiderme.
Estágio 4: Ulceração. Nesta fase tem-se a pele e músculos afetados. Feridas abertas podem expor tecidos, músculos e ligamentos. O perigo de infecção grave é eminente. É necessária a extração do tecido afetado – enxertos de pele são uma estratégia considerada, em conjunto com medicação antibiótica. Nesta condição o perigo de uma Osteomielite – doença infecciosa grave – pode aparecer, assim como outras infecções causadas por micro-organismos.

As comorbidades também são preocupantes e sempre oportunistas. O fato do paciente se encontrar com deficiência de mobilidade diminui sua resposta imunológica, abrindo espaço até para um quadro de septicemia – inflamação generalizada.

Alimentação correta, fisioterapia, e máximo cuidado com higiene e desinfecção são as palavras de ordem para evitar lesões por pressão.

Fique atento aos sinais na pele! Os profissionais da LifeStars Cuidadores estão sempre atentos aos menores sinais de tudo que possa afetar a qualidade de vida dos idosos.

________________________________________________________

Procurando por CUIDADOR DE IDOSOS em São Paulo, Campinas, Mogi das Cruzes, Grande ABC e Guarulhos? A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC), Guarulhos, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Paulínia, Sumaré e Hortolândia.

Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.