Um assunto que divide opiniões e deve ser amplamente discutido para proporcionar maior bem-estar aos idosos é: seu grau de independência.
A perda da independência na terceira idade pode ocorrer por diversos motivos, como a diminuição da capacidade física ou cognitiva, doenças crônicas, falta de apoio social e financeiro, entre outros fatores. Essa perda pode ser uma experiência difícil e traumática para muitos idosos, que podem sentir-se isolados e dependentes de outras pessoas para realizar tarefas cotidianas.
Por outro lado, familiares super protetores também podem exagerar no controle da vida dos mais velhos, ocasionando com que estes se sintam inúteis.
Mas, envelhecimento não é sinônimo de limitação!
Com o avanço da tecnologia e medicina, temos observado que as pessoas atingem a terceira idade com maior disposição e condição física. Claro que isso está relacionado, principalmente, com o estilo de vida que levaram no decorrer dos anos. No entanto, maior possibilidade a cuidados médicos, acesso a academias e alimentação saudável, assim, como conscientização sobre maus hábitos contribuíram para atingir esta mudança de cenário.
A seguir preparamos algumas dicas de como você pode contribuir para com o cuidado do idoso sem tirar sua autonomia e independência:
– Sempre incentive a participação em atividades que possam aumentar a autoestima e a autonomia. Por exemplo, se o idoso é capaz de caminhar, encoraje-o a fazer caminhadas regulares.
– Certifique-se de que a casa é segura e adaptada às necessidades do idoso. Isso pode incluir barras de segurança no banheiro e cozinha, tapetes antiderrapantes e iluminação adequada. Desta forma, até você ficará mais tranquilo!
– Encoraje o idoso a manter o controle de suas finanças e a tomar decisões sobre seus gastos. Se o idoso tem dificuldade em gerenciar suas finanças, forneça ajuda, mas ainda permita que ele mantenha o controle.
– Ajude-o com tarefas diárias, como compras, preparação de refeições e limpeza, mas não faça tudo por ele. Incentive-o a fazer o máximo possível por si mesmo.
– Incentive o idoso a socializar e manter relacionamentos. Isso pode incluir participar de grupos de interesse ou se juntar a uma comunidade religiosa ou clube. Muitos idosos podem sofrer com o sentimento de solidão, estas atividades podem trazer companhias, principalmente da mesma idade, com as quais possa compartilhar sentimentos e situações.
– Mantenha uma comunicação aberta com o idoso, permitindo que ele compartilhe seus sentimentos e opiniões. Isso ajuda a manter o senso de controle e independência.
– Trate o idoso com respeito e paciência, permitindo que ele faça as coisas no seu próprio ritmo, mesmo que isso signifique que demorem mais tempo para serem concluídas.
Lembre-se que o idoso não é uma criança, e sim uma pessoa adulta que aos poucos irá adquirindo limitações, sejam elas motoras ou cognitivas.
Trate-o com afeto e compartilhe muito amor!
Procurando por home care em São Paulo, Campinas, Grande ABC e Guarulhos? A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC), Guarulhos, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Paulínia, Sumaré e Hortolândia.
Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.