Sarcopenia.
Nome estranho de um problema que faz parte do nosso dia a dia muito mais do que você pode imaginar.
A Sarcopenia foi identificada com esse nome em 1989 por um médico e pesquisador chamado Irwin H. Rosenberg e nada mais é do que perda de massa muscular. O nome vem do grego e significa perda (ou pobreza) de carne.
É uma consequência natural do envelhecimento humano, pois com o passar do tempo o corpo vai sofrendo limitações devido a menor resposta das células a absorção de nutrientes necessários ao seu bom funcionamento.
Se o corpo absorve menos, é preciso oferecer mais, principalmente proteínas, principal componente da formação dos sistemas ósseo e muscular, que nos dá sustentação. Além de maior oferta, é preciso estimular a atividade física direcionada para o correto uso dessa proteína. Em outras palavras, é necessário fazer musculação.
Apesar de ser uma consequência natural do desenvolvimento, que pode ter seus efeitos diminuídos através de prevenção, a Sarcopenia foi considerada como doença a partir de 2016 pela OMS.
O aumento da expectativa de vida e consequente envelhecimento da população aliados a uma mudança no estilo de vida fizeram com que a Sarcopenia se tornasse um problema de saúde pública.
Sedentarismo, má alimentação, declínio da qualidade das relações por conta do ritmo da vida moderna são fatores que agravam as condições para o avanço do problema, que pode ser potencializado quando associado a outros problemas de saúde.
Aparentemente um problema simples de ser resolvido – musculação e nutrição – a Sarcopenia pode trazer graves consequências, principalmente para os idosos.
Com o enfraquecimento dos ossos e dos músculos, atividades simples do dia a dia começam a ficar mais difíceis de serem realizadas. Carregar sacolas, subir degraus, andar pequenas distâncias começa a ser mais desgastante. Até mesmo o equilíbrio fica comprometido, o que junto com a fraqueza, pode causar as temidas quedas.
É importante ressaltar que apesar do enfraquecimento físico ser uma característica do avanço da idade, a sarcopenia não é ocorre apenas em idosos: ela pode acontecer em qualquer idade.
As facilidades da vida moderna têm seus benefícios mas trazem ocultos ônus que devem ser avaliados e neutralizados.
A boa notícia é que é possível prevenir e até reverter a Sarcopenia.
Atividade física, especificamente a musculação, para o ganho de massa muscular e fortalecimento dos ossos; boa alimentação, com suplementação quando necessário; atividades intelectuais que nutram de maneira saudável a mente, são práticas indicadas em qualquer idade mas que apresentam resultados surpreendentes para os idosos.
O nosso trabalho na LifeStars Cuidadores é cuidar.
Mas esse cuidado não se restringe a atender as necessidades do idoso. Promovemos, na medida do possível, a autonomia de cada indivíduo, sempre respeitando suas capacidades e buscando uma vida feliz.
A LifeStars Cuidadores chega a Campinas. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h. Atendemos em toda região de Campinas e Região.