Manter-se ocupado pode ser a cura para muitos males.
Achou a frase estranha?
A frase pode soar esquisita mas a verdade é que, desde a antiguidade clássica acredita-se que ocupações direcionadas, com objetivos específicos, podem ajudar em processos de cura.
Jogos, treinos físicos, atividades físicas e mentais agradáveis, tudo isso fazia parte de processos de cura de muitos males. E é essa prática tão antiga que deu origem à profissão de Terapeuta Ocupacional, cujo exercício exige graduação e registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
A Terapia Ocupacional é a área da saúde responsável por promover o bem-estar através da prática de atividades comuns do dia a dia junto a pessoas que estejam passando por alguma dificuldade de autonomia, temporária ou definitiva, relacionadas à atividades sociais.
Sejam problemas físicos, sensoriais, mentais ou psicológicos, o Terapeuta Ocupacional vai avaliar, dimensionar e, junto de outros profissionais, desenvolver e acompanhar atividades que ajudem a pessoa a melhorar suas capacidades funcionais e sociais, melhorando assim sua qualidade de vida.
Para os idosos o acompanhamento de um terapeuta ocupacional pode significar mais confiança e independência.
As práticas desenvolvidas através da Terapia Ocupacional visam estimular a consciência corporal, as relações sociais e as habilidades cognitivas. Através de jogos, palestras, oficinas e exercícios, o terapeuta auxilia o idoso a retomar ou reforçar atividades do dia a dia que possam estar prejudicadas.
A terapia ocupacional pode auxiliar os idosos em casos de perda de memória, perda da visão, diminuição da capacidade em manter atividades, desde as básicas, como tomar banho e escovar os dentes, ou até mesmo aprender novas atividades de trabalho ou lazer.
Tudo isso é desenvolvido de acordo com o contexto social, cultural e psicológico da pessoa atendida. O respeito à individualidade de cada pessoa e suas reais necessidades é o que pauta o trabalho na Terapia Ocupacional.
Os pontos observados para o início do trabalho do Terapeuta Ocupacional são os seguintes:
– Conhecimento do histórico de vida do paciente
– Contexto atual do paciente
– Análise das dificuldades relatadas
– Avaliação das capacidades e eventuais disfunções
– Estabelecimento de objetivos, de comum acordo entre paciente e profissional
Depois disso, sempre com o acompanhamento e parceria da família e de outros profissionais da área da saúde, como médicos, fisioterapeutas e psicólogos, as atividades se iniciam, sempre respeitando as metas e métodos definidos.
Após o início da terapia, avaliações periódicas devem ser feitas.
A Terapia Ocupacional, além de trabalhar na melhoria de atividades corriqueiras que podem ter sido prejudicadas por algum motivo específico, também ajuda na prevenção de complicações ou acidentes que possíveis doenças possam causar, seja adaptando lugares, ações, adaptando o uso de recursos e ferramentas que tenham por principal objetivo uma vida mais plena e feliz a cada dia.
Além do acompanhamento da família e da equipe multidisciplinar, o cuidador pode ter um papel fundamental na implantação e acompanhamento das atividades da Terapia Ocupacional.
E os profissionais da LifeStars Cuidadores estão capacitados para auxiliar os idosos em todas as suas necessidades.
Venha conhecer nosso trabalho!
A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, Campinas, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.