05
ago

Prepare a pipoca, vamos falar de um assunto delicioso: cinema!

O cinema e o teatro – bem como outras manifestações artísticas – podem propiciar aos idosos momentos de discussão e reflexão sobre a sua vida, além do lazer e da distração pura e simples.

Filmes podem proporcionar ganhos em diversas áreas:

– resgate de memórias,
– capacidade de recriar, lembrar e contar histórias,
– desenvolvimento de linguagem,
– interação social.

O idoso sente-se valorizado ao reconhecer na estória vivências que lhe são familiares.

Projetos de exibição de filmes para idosos devem levar em conta as condições de saúde física e mental de cada indivíduo.
Curtas-metragens são garantia de atenção por motivos óbvios: o tempo de concentração

Mas, o importante mesmo, independente da duração do filme, são os temas abordados pelos filmes a serem apresentados.
Os filmes escolhidos devem, de preferência, tratarem de relacionamentos, de sentimentos, questões sociais em relação à velhice e às pessoas mais velhas.

Aí vão algumas sugestões:

As Rainhas da Torcida:

O filme dirigido por Zara Hayes se mostra surpreendentemente disposto a problematizar questões sociais envolvendo as condições de vida e direitos dos idosos. Incentivada pela nova amiga Sheryl (Jacki Weaver), Martha decide reunir um grupo de mulheres idosas para a prática das típicas coreografias e acrobacias executadas por líderes de torcidas, contrariando os desejos da administradora da comunidade em que todas elas moram.

Philomena:

Essa é uma história baseada em fatos que ocorreram na Irlanda, nos anos de 1950, quando a jovem Philomena (Judi Dench) engravidou e foi levada pelo seu pai para morar em um convento. O filme apresenta muitas surpresas, além de propor uma reflexão sobre as consequências de certos dogmas religiosos em relação ao desejo e ao sexo.

Elsa & Fred:

O filme aborda as diferenças entre uma senhora animada, que mora sozinha, e um velho rabugento que não gosta de sair de casa. Um pequeno acidente de carro os coloca frente a frente quando Elsa (Shirley MacLaine) provoca o evento ao sair de casa, quebrando os faróis do automóvel de Lydia (Marcia Gay Harden), a filha de um novo vizinho, Fred (Christopher Plummer).

Uma lição de vida:

Um boa história de superação também é ótimo para assistir, ainda mais quando é baseado em fatos reais. Uma lição de vida narra a história de Kimani Maruge, um idoso de 84 anos que pretende aprender a ler e escrever, mas para que isso aconteça ele precisa voltar a escola primária e se juntar com crianças de apenas seis anos, uma abismal diferença.

Up – Altas Aventuras:

Up – Altas Aventuras é uma animação produzida pela Pixar lançado em 2009. O Filme conta diversas aventuras de um idoso de 78 anos que quer viajar para uma floresta na América do Sul.

Além de entretenimento, uma sessão de cinema bem planejada pode trazer inúmeros benefícios aos idosos e suas famílias.

A LifeStars Cuidadores entende a saúde de maneira integral e enxerga bons momentos de lazer como um ótimo remédio!


Procurando por home care em São Paulo? A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, Campinas,  São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, Campinas,  São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.