12
nov

Dores nos pés… como são incomodas ao longo do dia e, como se intensificam quando paramos para relaxar ao final do dia.

Os pés são os responsáveis pela nossa locomoção. Parte do nosso corpo que, em muitos casos, se sobrecarrega pelo andar, pelo calçado inadequado ou, simplesmente pelo peso acima do ideal, que podemos carregar!

Com os passar dos anos, nossos pés também envelhecem. Os dedos podem se deformar, as doenças degenerativas, como a artrose pode chegar e os cuidados passam a ser mais que essenciais.

A perda da massa muscular, com o avançar da idade, além do laceamentos dos ligamentos, pode contribuir para que as dores sejam mais frequentes e, com isso, os problemas oriundos da idade sejam mais visíveis e sentidos.

Os sapatos precisam ser adaptados ao nosso momento atual, ou seja, garantindo nosso conforto e segurança.

Quando falamos em idoso, precisamos ter alguns cuidados ao adquirir novos sapatos, veja:

1. Precisam ser confortáveis
2. Ter uma estrutura reforçada
3. Proporcionar autonomia ao idoso para calçá-lo (ser fácil de colocar)
4. Ter o solado externo de borracha o que evita escorregões
5. O solado interno precisa ser um pouco acima do solo
6. Precisa ser leve

Problemas como: artrose, joanete, dedos em garra, são alguns dos problemas encontrados na terceira idade o que dificulta o andar e o conforto dos sapatos, interferindo na pisada e na postura do idoso.

Alguns exercícios, indicados por fisioterapeutas, podem ajudar e, muito, melhorar a musculatura dos pés, ajudando o fortalecimento e melhorando possíveis inflamações.

As dores nos pés, na terceira idade, impossibilitam, inclusive o andar. Outro agravante vem das pessoas que deixam de andar por algum motivo, mas apresentam dores nos pés, também. Isso se dá pela atrofiação dos músculos devido a falta de movimentação. Além de outros problemas como trombose e inchaço.

Fique sempre de olho nos seus familiares idosos e nas queixas com relação aos pés. E, se você é idoso, não deixe de procurar avaliação médica para saber qual será o melhor tratamento para você.