11
Mai

Certamente essa é uma das coisas mais difíceis que existe: viver com dor.

Convivemos com diferentes tipos de dor durante toda nossa vida.
Apesar disso é muito difícil medir a dor – a intensidade e resistência varia de pessoa para pessoa.

Ainda assim muitos estudos avançam para o entendimento maior dessa circunstância comum mas complicada.

Um dos tipos de dor sob estudo é a Síndrome da Dor Complexa Regional.

Também conhecida como distrofia simpático-reflexa, a síndrome da dor complexa regional é uma condição que causa dor forte e que não alivia com o tempo.

Os médicos dividem em 2 modalidades:
SDCR tipo I: ocorre após uma lesão no membro, como uma fratura ou torção sem lesão do nervo.

SDCR tipo II: ocorre após a lesão de um nervo no membro afetado.

A denominação é recente (1994) e aconteceu no Consenso da Associação Internacional para o Estudo da Dor (AIED).

Casos em IDOSOS

Os casos em idosos é uma ocorrência pouco comum, embora em crescente incidência.

Tem caraterísticas de Dor Crônica – persiste mesmo depois da resolução do tecido afetado – e de Dor Aguda – lancinante, imediatamente posterior a um trauma, por exemplo.

Essas especificidades incomuns fazem da SDCR uma das ocorrências mais estudadas e, talvez pouco entendidas no amplo espectro da dor.

Quando os sintomas – queimação, pontada, picada; local da lesão avermelhado ou azulado – ultrapassam 6 meses, o diagnóstico de Dor Crônica (no sentido clássico) é aceito.

O tratamento

Para o tratamento dessa síndrome, Fisioterapia e TO (Terapia Ocupacional) são indicados.
Acompanhamento psicológico também tem demonstrado eficácia, sempre lembrando que se trata de doença com perfil bastante personalizado.

Convivendo com o problema

Recomenda-se em qualquer idade, principalmente no caso de Idosos, vida ativa.

Evitar o sedentarismo ou, dependendo da idade do paciente, acompanhamento fisioterápico.

Alimentação saudável, balanceada e variada.
Controle rigoroso dos níveis de estresse.
Todos esses cuidados listados acima, importantes não somente para o tratamento da Síndrome da Dor Complexa Regional, fazem parte das práticas profissionais da LifeStars Cuidadores.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços. Atendemos Grande São Paulo, Guarulhos e ABC Paulista.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC) e Guarulhos. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.