19
jan

O ser humano faz uso de sua criatividade para combater a solidão há milênios.

Todo mundo sabe que a comunicação à distância teve guerras e conflitos como principal motivador, mas foi a necessidade básica de contato que popularizou todos os meios de comunicação.
Do correio ao fax, do sinal de fumaça às redes sociais, a humanidade depende da crença de que ninguém está tão só que não possa se comunicar com “o outro”.

Num artigo recente publicado na mídia japonesa, podemos encontrar um robozinho cuja especialidade é fazer companhia aos solitários. Nesses 2 anos de confinamento por causa do corona vírus, a máquina fez enorme sucesso, principalmente entre idosos.

Sinal dos tempos!

A população japonesa é uma das mais longevas do mundo porém, mesmo o reconhecido respeito dos asiáticos para com os pais foi capaz de interromper a onda crescente de idosos saudáveis internados em clínicas e casa de acolhimento.

A dinâmica da vida moderna impossibilita a conservação de velhos hábitos, como a manutenção de idosos no seio da família. O próprio idoso se enxerga como um entrave, preferindo abrir mão do contato afetivo em favor de cuidados profissionais.
Nesse contexto, até um robô serve de companhia.

Chama a atenção o fato da máquina ter feições que ficam no limite entre um PET e uma criança pequena. É notório que uma pessoa que aparentemente necessita mais de ser cuidada do que cuidar, tenha conforto numa “relação” com algo que simboliza fragilidade.
O fato é que tanto ou mais do que ser cuidado, o ser humano precisa sentir que pode cuidar, também.

O ideal do idoso sábio, conselheiro confiável, é mais do que uma imagem romântica. Provavelmente porque esse arquétipo seja a mais verídica tradução do significado do envelhecimento: indicar o caminho correto; evitar a repetição dos erros do passado.

Deixe o cuidado do seu idoso em nossas mãos!

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços. Atendemos Grande São Paulo e ABC Paulista.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidador de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.