21
jul

A liberdade de ir e vir, de não depender de familiares, faz com que o idoso, na maioria das vezes, não aceite parar de dirigir. Porém, faz-se necessário lembrar que, com o avançar da idade, os motoristas vão perdendo o reflexo, a rapidez das ações e com isso colocam em risco a si próprios e os outros.

A legislação de trânsito brasileira não estabelece uma idade limite para parar. Mas vemos no artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que a redução do tempo para a renovação da carteira de habilitação para os condutores, acima de 65 anos, deixando de ocorrer a cada 5 anos e passando a ocorrer a cada 3 anos. Com isso, a avaliação médica passa a ser mais frequente podendo avaliar os casos com menos espaço de tempo.

O que a área da saúde diz sobre isso? Que desde que o idoso tenha condições físicas e mentais para dirigir, não há problemas. Porém, sempre bom estar atento às possíveis mudanças no processo de envelhecimento. Doenças como hipertensão e diabetes, que acometem muitos idosos, traz um risco eminente: ter crises ao volante, causando acidentes.

Idosos que dirigem precisam estar sempre ativos mentalmente. Atividades que envolvem leitura, palavras-cruzadas, fazem com que o raciocínio se mantenha ativo, além de exercitar a coordenação através da escrita.

Se você tem um idoso em casa, ou se você já está na terceira idade e lendo este texto, não se esqueça: exercícios físicos e exercícios mentais são fundamentais para que nosso corpo continue em pleno funcionamento e, com isso, não percamos as atividades prazerosas que temos, como o ato de dirigir! Uma liberdade que não pode ser tirada, se estivermos com o corpo e com a mente sãos.

Vale até revistar o famoso livrinho de regras de trânsito! Uma leitura informativa, que ativa o cérebro, revisita as regras, faz com que estejamos sempre ativos e atentos ao trânsito.

Você sabia que a LifeStars Cuidadores possui parceiros que estão sempre em companhia do idoso nas mais diversas atividades? Sim, nossos parceiros estão aptos a desenvolverem diversas atividades com os idosos! Saiba mais entrando em contato com a nossa equipe.

A LifeStars Cuidadores é uma empresa de cuidadores de idosos em São Paulo, São Caetano do Sul, São Bernanrdo do Campo, Santo Andre (Grande ABC). Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.