23
jun

A cada ano, podemos notar que os idosos estão cada vez mais ativos. Mesmo após a aposentadoria, eles estão sempre cheios de aprendizagem, buscando disposição para passeios, viagens, novos cursos.

Com a chegada da pandemia do COVID-19, eles não ficaram “para trás”: aprenderam a usar a tecnologia a seu favor e estão conectados com os amigos e familiares.

Para que os idosos possam estar cada dia mais ativos e presentes socialmente, é necessário cuidar da sua saúde física e mental. Com a chegada da terceira idade, as visitas ao médico geriatra devem ser mais constantes a fim de manter a avaliação da saúde em dia.

Deixamos, a seguir, algumas dicas de como o idoso pode cuidar da sua saúde:

1. Visitas regulares ao médico especializado
A cada fase da vida, vamos tendo novas necessidades físicas, fisiológicas, mentais e sociais. É importante que o idoso tenha consciência da sua saúde, fazendo visitas regulares ao seu médico de confiança.

2. Alimentação balanceada
Manter uma alimentação balanceada não é uma tarefa apenas da terceira idade. Contudo, nessa fase da vida, alguns alimentos devem ser evitados a fim de não gerarem problemas de ordem crônica, como a pressão alta e o diabetes. Manter um cardápio rico em frutas, legumes, verduras, com pouco sal, evitando gorduras e álcool, vai ajudar muito na dieta do idoso.
Os doces, muitas vezes, também passam a ser grandes vilões! O consumo de água deve ser aumentado a fim de que os órgãos estejam sempre hidratados.

3. Atividades físicas regulares
Praticar atividades físicas de maneira regular é, sem dúvida, essencial na vida de todos! Os idosos devem fazer atividade física com indicação / acompanhamento médico, a fim de observarem quais são as atividades indicadas para cada paciente, além do tempo destinado a elas e sua frequência.
Além de gerar socialização, faz bem para o corpo como um todo!

4. Cuidar da mente
Estar com a mente sã é essencial para que o corpo esteja em pleno funcionamento, também.
Atividades que estimulem o raciocínio, são sempre muito bem-vindas.
Caso o idoso se sinta triste, depressivo, com muito sono/ ou insônia, preferindo o isolamento, ou com muito medo de situações corriqueiras é necessário buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

5. Manter laços sociais
Os laços sociais trazem acalanto. Em meio a Pandemia que vivemos, os idosos têm se sentido cada vez mais sozinhos e isolados. Não deixe de fazer uma ligação, dar uma “passadinha” no portão, mesmo que seja para conversar a uma distância longa, mas se faça presente.

6. Preparar a casa para o idoso
Nossa casa pode se transformar em constantes armadilhas para o idoso! Retirar tapetes, colocar barras de apoio nos banheiros, escadas e corredores, manter uma poltrona para que o idoso possa se vestir ao lado da cama, para calçar os sapatos, manter a iluminação sempre clara, manter objetos de uso cotidiano mais acessíveis, são algumas dicas que podem fazer toda a diferença na rotina do idoso.

Além das dicas que deixamos anteriormente, é fundamental que o idoso conheça seus direitos! O Estatuto do Idoso traz os direitos fundamentais para esta população. Acesse e saiba mais.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741compilado.htm

A equipe de parceiros da LifeStars Cuidadores está sempre em busca de melhoras para a qualidade de vida dos idosos, proporcionando não somente uma companhia física na rotina do idoso, mas garantindo qualidade de vida ao seu ente querido. Saiba mais entrando em contato com nossa equipe.


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de serviço diferenciado para idosos em São Paulo e Grande ABC. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Panamby, Morumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.