02
mar

Ter uma vida mais saudável é, sem dúvida, o sonho de consumo de muitas pessoas. Porém, optar por uma alimentação saudável deve ser preocupação, em nossas vidas, desde sempre. Mas, nunca é tarde para começar, não é mesmo? Se você já passou dos 60 anos, e quer agregar à sua rotina, uma alimentação rica em nutrientes, continue lendo este artigo.

A preocupação da alimentação na terceira idade, vem crescendo. Afinal de contas, o organismo das pessoas idosas requer cuidados especiais, a fim de oferecer mais disposição, fortalecendo a estrutura corporal e o organismo, que passam a ser mais vulneráveis a doenças.
Sabemos que o processo de envelhecimento faz parte da vida de todos os seres humanos. Que bom! Isso significa que temos uma vida trilhada, uma história escrita e um legado a ser deixado!

Fique atento às principais alterações que o organismo sofre durante o processo de envelhecimento, que passa a ser mais acentuado a partir dos 60 anos.
• Dificuldade no sistema digestório
• Enfraquecimento dos ossos
• Imunidade baixa
• Pele mais seca e frágil
• Perda de massa muscular
• Perda de paladar e apetite
• Prejuízos sensoriais e na memória
• Problemas bucais como perda de dentes e inflamações nas gengivas

Por estarem mais suscetíveis a doenças provenientes da idade, como diabetes, hipertensão e osteoporose, a alimentação balanceada e preparada a fim de minimizar os problemas de saúde ou até mesmo combatê-los deve ser prescrita por uma nutricionista ou por um nutrólogo.

Listamos, a seguir, os principais nutrientes que devem fazer parte da dieta de um idoso. Acompanhe:
• Cálcio: presente em leite e derivados, peixes e verduras de cor verde-escura, tem a função de fortalecer a estrutura óssea e os dentes, por exemplo, ajudando na prevenção de doenças como a osteoporose.
• Ferro: presente em carnes, folhas de cor escura e feijão, colabora para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças como a anemia.
• Vitamina B6: presente em carnes, ovos, grãos integrais e frutas, como banana e abacate, atua nas funções cognitivas. Auxilia na preservação da memória e ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso.
• Vitamina B12: a principal fonte de B12 são as proteínas animais, como carnes e ovos. Atua no fortalecimento do trato gastrointestinal, funcionamento metabólico e na formação de hemácias, células que ajudam no transporte de oxigênio para o corpo.
• Vitamina C: presente em frutas cítricas como limão, laranja e acerola, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças e auxilia na manutenção e cicatrização da pele.
• Vitamina D: é essencial para absorção do ferro e cálcio, nutrientes que ajudam a fortalecer a estrutura óssea e muscular. A principal forma de absorver a vitamina D em nosso organismo é pela exposição aos raios solares, com cuidado!
• Zinco: presente em carnes, castanhas, cereais integrais, frutas e leguminosas, o zinco exerce um papel importante na alimentação pois, ajuda a fortalecer o organismo, na produção de anticorpos e na preservação dos sentidos.

Durante toda nossa vida, temos que ter em mente que, tudo que for em excesso faz mal! Alguns alimentos devem ser consumidos com cautela a fim de não serem os protagonistas de doenças futuras. O sal e o açúcar devem ser consumidos em pequena escala, a fim de não provocar insuficiência renal, hipertensão, acidentes vasculares como, AVC e derrame, como o consumo em excesso do sal. O açúcar, já é o vilão que pode desencadear obesidade, diabetes e problemas bucais.

Priorizar alimentos naturais é o ideal! O consumo de alimentos com fibra, por exemplo, ajudam a prevenir doenças de cólon, auxiliam no bom funcionamento do intestino, reduzem o colesterol e ajudam a controlar os índices de glicose no sangue. O consumo de alimentos que contém Ômega 3, são de suma importância na dieta do idoso! Previnem doenças como artrite e na perda da memória e, podem ser encontrados, em peixes e oleaginosas.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a alimentação dos idosos? Não deixe de conversar com seu médico geriatra, com seu nutricionista ou nutrólogo!

A equipe da LifeStars Cuidadores está sempre de prontidão para ajudar o idoso no processo de alimentação saudável! Em parceria com os demais profissionais, nossos colaboradores estão sempre presentes e atentos, durante o horário da alimentação, sendo peça chave para que o idoso consiga seguir à risca a sua dieta, garantindo assim, a melhora de sua saúde e da sua rotina.


A LifeStars Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de serviço diferenciado para idosos em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do PanambyMorumbi, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.