19
jan

Todas as pessoas, independente da faixa etária, precisam fazer exercícios físicos, afinal, é essencial para manter a saúde em dia!

Com a Pandemia do COVID-19, muitas pessoas precisaram se adaptar e reduziram ou até deixaram de praticar atividades físicas devido à restrição social que vivemos.
Diante de todas as atividades físicas, o alongamento regular é uma das atividades mais importantes na medida em que envelhecemos, já que a flexibilidade diminui, fazendo com que os músculos percam força e tônus, deixando os ligamentos e tendões mais estreitos.

A falta de exercícios físicos regulares, principalmente a partir dos 70 anos, começa a ser prejudicial, pois diminui a mobilidade das articulações, perda de massa muscular, podendo ocasionar maior risco de queda. Além de tudo isso, a flexibilidade dos ombros, quadris, coluna vertebral e joelhos começam a interferir nos movimentos do dia a dia, podendo gerar problemas como lombalgia, dor no pescoço e má postura.

Deixamos, a seguir, algumas sugestões de alongamentos que podem ser concluídos em cerca de 5 a 10 minutos e devem ser realizados em três posições: deitado, sentado e em pé, com três alongamentos diferentes em cada posição.

Sentado
Curvatura lateral
Sente-se reto em uma cadeira com os braços estendidos para cima. Feche as mãos, com as palmas para a cima. Dobre o quadril para a direita o máximo que conseguir, sem gerar dor ou desconforto. Mantenha pressionado por 5 a 10 segundos. Dobre para a esquerda e mantenha pressionado por 5 a 10 segundos. Se desejar, pode repetir algumas vezes.

Torção
Sente-se em uma cadeira, com os braços cruzados sobre o peito ou ao lado do corpo. Gire os ombros o mais longe possível em uma direção, sem gerar dor ou desconforto. Mantenha pressionado por 5 a 10 segundos e depois retorne à posição inicial. Repita para o outro lado.
Inclinação para frente
Sente-se no chão, as pernas estendidas para a frente. Incline-se para a frente e alcance as duas mãos na direção dos dedos dos pés até sentir um alongamento. (Você também pode enrolar uma toalha u usar uma faixa em volta dos pés e puxá-la para ajudá-lo a dobrar no alongamento).
Mantenha pressionado por 5 a 10 segundos e depois retorne à posição inicial.
Vale lembrar que as costas devem permanecer retas, não podem ficar arqueadas.

Deitado
Joelhos no peito
Deite-se de costas e passe as mãos pela perna esquerda dobrada abaixo do joelho. Puxe devagar o joelho em direção ao seu peito. Mantenha pressionado por 10 a 15 segundos e depois mude a posição das pernas. Repita, puxando o joelho direito em direção ao peito. Variação: puxe para cima os dois joelhos ao sincronicamente.
Alongamento do tronco
Deite-se de costas, pernas dobradas, pés apoiados no chão. Mantendo os joelhos juntos e os ombros no chão, gire as pernas para a esquerda, em direção ao chão, até sentir o alongamento no lado direito do tronco.
Mantenha pressionado por 5 a 10 segundos e depois retorne devagar à posição inicial. Repita para o lado direito.

Alongamento dos músculos isquiotibiais
Deite-se de costas com uma perna esticada e a outra dobrada. Traga o joelho da perna dobrada em direção ao seu peito. Pegue a parte de trás da coxa com as duas mãos. Use uma alça sob a ponta do pé para ajudar se não conseguir agarrar a coxa. Endireite devagar a perna até sentir um alongamento na parte de trás da coxa. Mantenha pressionado por 20 a 30 segundos e depois mude a posição das pernas. Repita com a perna oposta.

Em pé
Agachamento modificado
Fique em pé atrás de uma cadeira firme ou a uma distância de um braço de uma bancada, pés afastados, mãos na parte superior da cadeira ou balcão.
Abaixe devagar o tronco, dobrando os quadris e os joelhos para assumir uma posição semi-agachada, mas não fique tão baixo que as coxas fiquem paralelas ao chão. Mantenha pressionado por 5 a 10 segundos e depois retorne lentamente à posição inicial.

Extensão para trás
Fique em pé com as mãos nas costas. Dobre devagar para trás o máximo possível. Mantenha pressionado por 5 a 10 segundos e depois retorne à posição neutra. Cuidado para não estender muito o pescoço.

Flexão para frente
Fique em pé com os braços ao lado do corpo ou cruzados sobre o peito. Curve-se ou incline-se para a frente, abaixando os ombros em direção aos joelhos, na medida do possível. Mantenha pressionado por 5 a 10 segundos e depois retorne devagar à posição inicial. Não permita que as costas fiquem arqueadas. Mantenha-se reto.

Gostou das dicas? Converse com seu médico geriatra ou fisioterapeuta e questione se você pode fazer estes exercícios em casa. Cuide do ambiente que fará os exercícios para não gerar quedas. Vista uma roupa leve, um calçado que ofereça segurança e conforto. Comece devagar e vá aumentando o ritmo de acordo com o seu corpo.

LifeStars Cuidadores é uma empresa prestação de serviços para idosos no atendimento domiciliar para idosos/adultos através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.