30
nov

E quem diz que idoso não joga videogame? Além de jogar, e se dissermos que faz parte do tratamento de fisioterapia para idosos?

A gameterapia não substitui o tratamento da fisioterapia convencional, porém agregada a ela tem tido ótimos resultados.

Tem grandes resultados nas áreas de neurologia, ortopedia, gerontologia.

Você ou seu familiar não sabe como passar o tempo livre? A gameterapia pode ajudar a tanto como uma atividade de prazer, como também estimular o corpo e a mente!

Como qualquer jogo de videogame o paciente vai apenas jogar, ou seja, interagir com o jogo, com a diferença que ele é escolhido e sugerido pelo profissional que está à frente do tratamento. Com objetivo que o idoso simule exercícios reais, os sensores irão captar os movimentos que serão avaliados pelos profissionais. Na prática, o idoso ficará em pé ou sentado, conforme indicado no jogo e será instruído pelos personagens. Os games Nintendo Wii e Xbox têm sido muito requisitados para estes tratamentos, pois possuem jogos de boliche, corda bamba, caminhada, pingue-pongue, dentre outros.

Como um dos principais benefícios, a técnica estimula o idoso a exercitar-se, tendo como o foco o jogo e não o desconforto causado pelo exercício realizado.
Outra vantagem da gameterapia é que, através de diversos tipos de jogos, é possível propor atividades para recuperar os movimentos de uma articulação, o controle de movimentos dos idosos acometidos por Parkinson, treinar o equilíbrio e amenizar os sintomas da demência.

Este tratamento vem sendo utilizado, também, e com sucesso, em idosos que apresentaram fratura de fêmur, artroplastias de joelho e quadril, e pós AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Dentre outros benefícios do tratamento com Gameterapia podemos destacar:
• Auxilia na mobilidade;
• Estimula a capacidade de prestar atenção em mais de uma atividade ao mesmo tempo (realizar multitarefas);
• Pode favorecer o ganho de força muscular e cardiovascular;
• Promove a melhora do equilíbrio corporal;
• Promove a melhora dos movimentos das articulações;
• Promove o foco e desenvolvimento das atividades rotineiras do paciente;
• Reduz o risco de queda em idosos;
• Trazem bem-estar emocional.

O uso das tecnologias, por idosos, vem crescendo exponencialmente e, em pouco tempo, eles tem se adaptado ao uso com facilidade, seja com a ajuda dos filhos e netos, seja por meio de pesquisas de forma autônoma para o aprendizado. Essa nova habilidade tem sido muito positivo para a memória, para a cognição como um todo, além de mantê-los ativos e autônomos.

LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos com confusão mental através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.