27
nov

Infelizmente muitas doenças, além de deixar o idoso acamado, acabam por desenvolver outros problemas que podem ser evitados, por familiares e cuidadores, desde que estejam atentos e aptos a desenvolverem os cuidados necessários nessas situações.

Abaixo, listamos 9 cuidados essenciais que devem ser observados com cautela na atenção ao idoso acamado e a fim de garantir a qualidade de vida e os cuidados com os idosos.

1. Formação lesão por pressão – elas podem se formar na cabeça, orelhas, costas, região do quadril, cotovelos e calcanhares. Para evitar o desenvolvimento dessas lesões, o cuidador/familiar deve realizar a mudança de posição do paciente a cada 2 horas no máximo.
2. Organização do quarto – observar a ventilação, manter sempre janelas e portas abertas a fim de minimizar a proliferação de bactérias e ácaros; limpeza diária, de preferência usar aspirador, a fim de que o pó não seja elevado, além de produtos de limpeza que garantam a eliminação de germes e bactérias, evite produtos com cheiros fortes. Fazer a troca do lençol diariamente e a lavagem com produtos neutros, para evitar possíveis irritações e alergias.
3. Higiene íntima – organizar a troca de fraldas e o banho de maneira a garantir a higiene total do seu familiar. A troca da fralda deve ser feita no máximo cada 2 horas ou logo após ficar suja, para evitar riscos de infecções e assaduras. Evitar panos que necessitem ser reutilizados e, caso necessário, lavar esses tecidos com produtos específicos. Habituar-se com o uso de lenço umedecido, luvas e sacos plásticos para descarte diário. Unhas e cabelos devem estar sempre limpos e aparados, evitando o acumulo de sujeira e bactérias, assim como a higiene bucal que deve ser mantida e com regularidade após cada refeição.
4. Banho – a fim de evitar constrangimento, seja sempre muito discreto. Deixe o ambiente organizado, a fim de que o banho seja breve, proveitoso e responsável. Caso o seu familiar tenha condições de utilizar o chuveiro, ajuste o box com cadeira própria para banho e suportes para apoio. Incentive a autonomia e peça que o seu familiar ajude durante seu banho.
5. Alimentação – cuidar da alimentação junto a uma equipe multidisciplinar, garantindo nutrientes, segurança e conforto. Cuide para que o idoso mastigue, não engasgue e, na medida do possível saboreie a comida, interagindo com ele sobre o que está sendo servido. Cuide da temperatura. A alimentação deve ser servida sempre com o idoso sentado, com o tronco em 90°, mesmo que ele realize as refeições na cama, evitando riscos de engasgos.
6. Entretenimento – garanta que o idoso possa fazer algo prazeroso para ele, mesmo que esteja acamado. Ouvir uma música, assistir à televisão, ler ou escutar a leitura. Atividades que despertem não somente o prazer, mas a atividade cerebral.
7. Exercícios físicos – são de extrema importância para manter os músculos em atividade, já que a mobilidade está reduzida no idoso acamado, porém estes só devem ser executados com orientação de um fisioterapeuta ou médico. Cada paciente possui uma comorbidade e pode ser lesionado caso seja ministrado algo não indicado.
8. Medicação – siga rigorosamente a dosagem, horários e demais orientações prescritas pelo médico. Organize a rotina de modo a não esquecer e garantir a segurança do seu familiar.
9. Covid-19 – atente-se para os cuidados com a proliferação do vírus COVID. Esteja sempre atento aos protocolos indicados pelo Ministério de Saúde e demais órgãos e profissionais de saúde.

LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento home care para idosos/adultos acamados através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.