25
nov

A doença de Alzheimer, muito comum na população idosa corresponde, nos dias atuais, de 50 a 60% dos casos de demência na população idosa brasileira, sendo uma das doenças neurológicas de evolução progressiva e complexa. Pacientes acometidos pela doença de Alzheimer tendem a ter a diminuição da mobilidade, o que impossibilita a realização de forma autônoma de atividades rotineiras, como andar ou deitar-se.
Seu familiar tem esquecimentos frequentes? Há dificuldades em nomear objetos, conseguir manter a atenção?

Você sabia que um dos sinais iniciais da doença de Alzheimer é o esquecimento frequente. Se seu familiar tem 65 anos ou mais e os esquecimentos estão constantes e atrapalhando o seu cotidiano, demonstrando dificuldade em manter a atenção, identificar objetos e reconhecer pessoas/ fisionomias, você deve procurar atendimento de um profissional especializado para esclarecer suas dúvidas e fazer uma avaliação.
Pacientes que possuem a doença de Alzheimer, necessitam de cuidados diários e por este motivo a indicação de um cuidador ou familiar é fundamental a fim de manter a segurança do idoso.

Abaixo listamos alguns cuidados essenciais ao idoso portador de doença de Alzheimer:
1. Medicamentos diários: É necessário ter muito cuidado e atenção especial para que não haja esquecimento ou dupla dosagem.
2. Treine o cérebro: Exercite o cérebro com jogos de tabuleiro, de cartas, leitura e artesanato. Escolha uma ou mais atividades que você aprecia / que o idoso aprecia e coloque está(s) atividade(s) na rotina.
3. Atividades físicas: Idosos com doença de Alzheimer tendem a perder a mobilidade, por este motivo a atividade física é essencial.
4. Contato social: a fim de evitar a solidão e o isolamento, é fundamental que o idoso com Alzheimer esteja sempre em contato com familiares e amigos. Em época de Pandemia, que o contato social físico está restrito, as mídias e aplicativos sociais são grandes aliados!
5. Adapte a casa: retire tapetes que possam ser deslizantes, amplie o espaço de passagem e adapte banheiros com suportes para que o idoso se apoie. O Alzheimer diminui a mobilidade e a instabilidade do idoso e por isso o risco de queda se torna cada vez maior.
6. Mantenha o idoso seguro: coloque pulseira de identificação, com nome e telefone. Caso ele se perca a identificação poderá ser de suma importância. Hoje, já existem pulseiras eletrônicas com aplicativos que auxiliam na localização do idoso, bem como na sua comunicação (através de alarme) em caso de queda ou perigo. Cuide de janelas e portas, principalmente durante a madrugada, a fim de que o idoso não saia ou sofra algum acidente.
7. Cautela com a agressividade: o idoso com doença de Alzheimer pode ter momentos de agressividade descontrolada. Caso isso ocorra não demonstre medo ou ansiedade, tente manter a calma para que ele também se acalme. Evite segurar o idoso, a fim de que não haja quedas abruptas ou hematomas. Retire, do entorno do idoso, objetos que possam ser arremessados. Tente mudar o foco, trazendo um assunto que ele goste ou convide-o para uma atividade que lhe dê prazer.

É essencial ter uma rede de apoio especializada para o trato com o idoso portador de Alzheimer. Os colaboradores da LifeStars Cuidadores estão aptos para exercer estes cuidados.

LifeStars Cuidadores é uma empresa focada no atendimento domiciliar para idosos/adultos com Alzheimer em São Paulo através de cuidadores em São Paulo. Oferecemos uma contratação segura por conta do nosso expertise em hotelaria e rigoroso processo de seleção de 7 etapas, além de uma grande variedade de serviços para seu familiar, incluindo Concierge para Idosos, estimulação da memória, reabilitação pós cirúrgica, cuidados pessoais, companhia, assistência com mobilidade, acompanhamento para atividades externas, ajuda com a medicação, preparo de refeições, ajuda para banho e vestimentas e assistência 24h.

Atendemos em toda região de São Paulo (SP), nos bairros do Morumbi, Panamby, Pompeia, Bela Vista, Consolação, Higienópolis, Jardins, Jardim Paulista, Cerqueira Cesar, Jardim Paulistano, Itaim Bibi, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Nova Conceição, Paraíso, Chácara Klabin, Chácara Flora, Santo Amaro, Berrini, Cidade Jardim, Brooklin, Moema, Vila Andrade, Perdizes, Pompéia, Lapa, Vila Leopoldina, Tatuapé, Vila Mariana entre outros.